sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Verde e cinza. Podemos ter os dois

Acho que nós, africanos, precisávamos um pouco da quantidade de transporte que encontrei em Santos, Paranapiacaba e Cubatão. Estes lugares, precisavam de um pouco mais do nosso pensamento em relação à poluição, vegetação e desmatamento. Para nós, boas são nossas matas, as nossas áreas verdes e nossos animais e o ruim: a falta de transportes. E acho que nas cidades por onde passei ocorre o contrário, o ruim é o desprezo ao verde, os não há tanta vegetação e nem tantos animais, mas percebi que para transporte há uma variedade, é muito grande.

Acho que nós africanos, podemos ter uma renda baixa (não todos óbvio), mas temos orgulho de nossa terra e eu, por exemplo, sou feliz lá. Eu duvido que os brasileiros tenham orgulho de mata, de vegetação, de animais, pois se tivessem não destruiriam tanto. Acho que eles têm bastante orgulho das máquinas, indústrias, porque se não tivessem, não haveria uma cidade como Cubatão. Reservada para fabricas e essas coisas que poluem tanto. Não acho que isso é o certo, porque muitos amigos meus que possuem uma dificuldade financeira, são felizes e jamais acabariam com uma arvore sequer, para construir uma indústria ou ferrovias.



Obvio que em certas partes, é preciso, mas não concordo com o exagero da destruição de áreas verdes, quando planejei minha viagem para o Brasil, logo imaginei um paraíso. Fiquei meio decepcionada com o que achei. Claro, também encontrei algumas áreas de preservação, mas me surpreendi com a crueldade do passado. Destruir matas para construir tantas indústrias ou vias para os meios de transporte. Sei que construir uma ferrovia, por exemplo, vale a pena, pois interliga cidades e favorece o deslocamento, mas a que custo!


Acho que o essencial é saber usufruir do que temos, não concordo com o exagero do desmatamento, e fiquei aliviada quando me informaram sobre a preservação de lugares que possuem parte do que restou de mata atlântica no Brasil. Fiquei também feliz em saber que existe pelo menos um parque que cuida dessa mata. Achei muito interessante e imagei se todos os lugares por onde passei fossem como aquela parte de mata que vi, seria maravilhoso. Até me mudaria para este lugar.
Ao mesmo tempo pensei na construção de tantas indústrias, que prejudicam tanto o meio ambiente. Óbvio que são muito importantes para o desenvolvimento econômico, mas houve certo exagero, principalmente em Cubatão. Nunca tinha visto tantas fábricas juntas, se morasse lá, respirando aquele ar, viveria menos anos do que vou viver.


O exagero não pode acontecer, principalmente quando se diz respeito ao meio ambiente. Posso dizer que sou o verde, e as cidades visitadas são cinzas. Teríamos que nos misturar para ter o ideal. Não acho que precisamos escolher entre um ou outro, apenas pensar em ter da melhor forma os dois.

Carolina Kalili


Nenhum comentário:

Postar um comentário