sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Toda generalização é perigosa


Existe essa lenda urbana ou fama de que os americanos são burros, ignorantes, patriotas por demais, que não sabem nada sobre o mundo e tudo o mais...Não somos assim!

Não se pode negar o patriotismo americano, as grandes festas de “4th of July” ...

Mas o maior problema é a falta de informação.


Americanos podem escolher quais matérias vão cursar na escola e ganham bolsas de estudos nas Universidades por serem bons em esportes. E muitos de nós terminamos os estudos no colégio sem nem quase saber ler, ou interpretar textos... O conteúdo de história ensinado na escola é quase ou senão 100% americano. Achamos que somos o centro do universo e não sabemos localizar a maioria dos países no mapa – nem sequer nosso próprio.

Um grande exemplo é a imagem que muitos americanos têm do Brasil, esse país tropical, abençoado por Deus. Um lugar cheio de índios, andando pelados, com macacos de estimação e sem nenhum indício de civilização. Os mais informados? Bem, pensam que a capital do Brasil é a Argentina, ou melhor um pouco, Buenos Aires.

Mas também devemos admitir que brasileiros adoram falar mal de americanos... São burros, ignorantes, se acham o centro do mundo e todo aquele “blábláblá” de sempre. Mas vocês brasileiros, o que é que têm?

Grande parte da população brasileira não tem a chance de receber uma educação apropriada, de saber das coisas, de aprender, de ter cultura... E, às vezes, os privilegiados são os que acham que não têm de saber nada, ou fazer nada, porque os pais vão estar sempre lá para salvar.

Será que a população brasileira sabe que o Porto de Santos é o maior e mais importante da América Latina? Ou que a cidade de Cubatão recebeu o título de “Cidade Mais Poluída do Mundo” e depois se mostrou um exemplo ao ganhar o título da ONU de "Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental"? Ou quem sabe, que Paranapiacaba abriga uma das mais antigas ferrovias do Brasil? Pode apostar que muitos não sabem nem que raios é Paranapiacaba!

Um país tão bonito, com tanto potencial... Mas também tanto preconceito. Às vezes fica a impressão que o próprio povo brasileiro não acredita no país que tem. “Ah, não tem mais salvação mesmo”, “Já foi feito o estrago, não tem nada que ajude mais”... A esperança é a última que morre minha gente!

Brasileiro adora falar mal de americano, mas e agora Brasil? O que você sabe sobre si mesmo? É...

Toda generalização é perigosa.

“Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...”

E viva Cazuza!

Maria Elisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário