quarta-feira, 20 de maio de 2009

"Virar a página". Seria o fim da Era Bush?

Mais um artigo do Argemiro Ferreira, para esquentar as discussões sobre a questão da tortura.

Sabem aquela ideia, bastante difundida, de que Obama é um super-homem, um heroi nacional, que vai solucionar muitos dos problemas do "povo" norte-americano? Algo muito semelhante com o que ouvimos em seu discurso, quando ele ainda concorria à presidência dos EUA? Então... e a prática? A prática é fazer política, é barganhar, abrir mão de certos princípios, fazer o toma-lá-dá-cá, quebrar promessas. Não há homem público que não conheça essa prática.

...........................................................................................................................................................................
Que dificuldades o democrata Barack Obama enfrenta para "virar as páginas" lamacentas do governo republicano de Geroge W. Bush? De que maneira a imprensa colabora ou não para que essa página seja virada?

Obama é, mesmo, "o cara"?

"É preciso ser culto para ser livre." É preciso perder a inocência para ser culto.

31 comentários:

  1. Gabriela 9A Nº920/05/2009, 22:46

    Acho que Argemiro está julgando muito Obama. Ele prometeu muitas coisas como todos os politicos fazer e espero que vá cumpri-las porém está passando por uma fase dificil onde ocorre a crise economica. Com certeza será um presidente melhor que o Bush que só trouxe guerra para os EUA, e posso afirmar que esse é o fim da era Bush e inicio de uma nova era, uma era de mudanças inclusive globais, onde Obana é o primeiro presidente dos EUA negro.
    Agora mais nada podemos dizer apenas esperar com que o tempo passe e ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  2. Rafael Galvão 33 9C ; Luiz Solano 22 9C ; Guilherme Simao 14 9C21/05/2009, 08:18

    Obama conquistou milhares de pessoas com seus discursos bonitinhos e bem feitos. Agora eleito, ninguem sabe que oque foi falado, vai ser realmente feito. Todos acham que Obama vai ajudar o mundo e ajudar os EUA, mais nada pode ser confirmado, até realmente ele fazer alguma coisa que se possa falar, que ajudou com certeza, o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Obama vai ter muito trabalho para fazer. A era Bush está por acabar, ele ja saiu do poder mas seus atos desumanos de tortura ainda permanescem na sociedade norte americana!

    ResponderExcluir
  4. Barbie (19), Mari (27) e Mary (35) ~ 9ºB21/05/2009, 08:45

    Achamos que o Obama deveria fechar a prisão o mais rápido possível, pois essas torturas e maus-tratos criados por Bush
    não são dignas de um coração humano, de alguém que se importa o mínimo com a justiça! E ele ainda dizia sobre a liberdade... que absurdo!

    ResponderExcluir
  5. Marina Hadrich, Lu Maluf e Carol Lacaz21/05/2009, 08:45

    9ºB

    Bom... Todos nós sabemos que Obama está sendo idolatrado, sua imagem está sendo transformada na ultima esperança do povo americano, que vê Obama como o salvador da paz, que visa acabar com o terrorismo e ajudar na melhoria de vida do povo americano. Porem todas as suas promessas, além de sair da boca do presidente americano, existe todo um jogo político por onde elas têm que passar, e assim não temos a certeza de que elas virarão realidade.
    Todos nós esperamos que essas promessas sejam cumpridas, e não apenas faladas em suas campanhas, com a finalidade de ser eleito.

    ResponderExcluir
  6. Carol Simão 06 e Raffaella 32, 9B21/05/2009, 08:51

    Pelo o que estamos vendo, são muitos os fatores para que Obama tenha que virar a página, e ele terá que muito o que fazer em relação à melhora do Estados Unidos. Depois que Bush saiu do poder, deixou seu "próximo", Obama, com muito o que melhorar, mas mesmo assim não só nós como outras pessoas acreditam em seu governo e acreditamos que ele conseguirá virar a página e fazer um país melhor do que o de antes. Portanto, sim, seria o fim da era Bush.

    ResponderExcluir
  7. William 9ºB 3421/05/2009, 08:52

    Acho que Bush não terá mais influencia no governo de Obama, porém acho ainda não vão virar a página. A posição de Obama em relação a esse assunto é bem pertinente, em que não é momento de virar a página e deixar na impunidade os criminosos do governo Bush. Afinal eles fabricaram uma guerra sob falso pretexto (o das inexistentes armas de destruição em massa) e oficializaram a política ilegal da tortura e sua terceirização(com os vôos secretos da CIA, que também violaram leis dos EUA e tratados internacionais).
    Acho que Bush, realmente não deve deixar na impunidade os criminosos do governo de Bush, mas deve fazer isso sem torturas ou violência, pois caso faça o contrário Obama perde a razão.

    ResponderExcluir
  8. luiza barbosa, gabriella barbara, marina brito21/05/2009, 08:54

    Sim, é o fim da era Bush. Graças a Deus! Pelo menos é qoe esperamos, não sabemos se o herói americano, Barack Obama irá fazer tudo o que prometeu e o que o mundo está esperando. Obama deve sim, junto com os seus companheiros de presidência fechara a bse de Guantánamo se não quizer ser o próximo Bush. As fotos de tortura, são um absurdo, e precisamos ver a reação de Obama diante desse grande problema.

    ResponderExcluir
  9. Marina Fernandes, Julia Ribeiro e Laura Levi - 9B21/05/2009, 08:55

    Nós achamos que Barack Obama vai, sim, ter que se esforçar muito para não deixar à desejar, pois o mundo inteiro está esperando muito dele, e ele está sendo muito cobrado, pela crise e pelos problemas do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Leo F Nº 21 e Gustavo Mello Nº 1521/05/2009, 08:59

    A iniciativa do presidente Barack Obama colocou-se contra a divulgação de mais fotos das torturas na infame prisão de Abu Ghraib foi boa pois isso mostra que ele não é mais um "BUSH" na política e também mostra que é contra a violência mundial ( LEO 9B N°21)
    Eu ainda tenho minhas dúvidas se obama é mesmo O cara, pois só porque ele é negro todos adoram ele, acham que tudo mudou, exigem mais dele do que se ele fosse branco, na minha opinião isso que é preconceito, é como o dia da consiencia negra, se todos fossem iguais eles não teriam um dia só deles.Mas eu gosto do obama, não porque ele é negro, mas sim porque ele vai mudar o mundo, se cumprir tudo o que estava na sua proposta(Gustavo Mello 9B Nº15)

    ResponderExcluir
  11. Daniel C. Lorenzo D. nº8 e 22 9° ano B21/05/2009, 09:00

    Com a leitura deste post, podemos concluir que,a idéia principal do post seria que Obama não pode negar as torturas, e que ele não pode reverter tudo isso agora! Pois os ataques como ditos no post "viram gota a gota", ou seja apesar de ser muito importante a tentativa de Obama em apagar o passado drástico do governo americano, ainda viram a " calhar " as revoltas dos países atormentados pelo governo americano!

    ResponderExcluir
  12. Mahya n°25 9°B21/05/2009, 09:04

    É cami, se o Obama é o cara ou não veremos mais para frente. Mas que nenhum político cumpre o que promete. Penso que ele pode vir a fazer muitas coisas que ele prometeu. Ele chegou ao cargo em uma má situação, estamo vivendo na atual crise, ele já fez varios pacotes, mas ainda tem muito para melhorar.
    Pode ser que ele não cumpra tudo, mas pelo que eu vi, acho que ele vai cumprir pelo menos parte do que ele falou.
    O ex-presidente George W. Bush, deixou a preseidencia em um estado crítico, assim, prejudicando o Obama.
    Obama já tomou várias medida que do meu ponto de ver, foram muito imposrtantes, mas ainda falta, e muito. !

    ResponderExcluir
  13. Gabi Galvão21/05/2009, 09:04

    Acho que Argemiro está julgando muito Obama. Ele prometeu muitas coisas como todos os politicos fazer e espero que vá cumpri-las porém está passando por uma fase dificil onde ocorre a crise economica. Com certeza será um presidente melhor que o Bush que só trouxe guerra para os EUA, e posso afirmar que esse é o fim da era Bush e inicio de uma nova era, uma era de mudanças inclusive globais, onde Obana é o primeiro presidente dos EUA negro. Agora mais nada podemos dizer apenas esperar com que o tempo passe e ver o que acontece.



    Gabriela Galvão 9A nº9

    ResponderExcluir
  14. Lorenzo D. n22 9B21/05/2009, 09:06

    Cara Camila, acho que as medidas tomadas pelo governo drástico americano, pode representar os objetivos do governo americano Bush, e sua imagem em relação a todo povo americano e com o povo conectado a superpotência americana.com isso posso concluir que más pra frente os governos "Contra os EUA " viram a atacar novamente se o Barack Obama não tomar medidas resolutivas!

    ResponderExcluir
  15. Para fazer o comentário, é preciso ler o artigo. O jornalista critica Obama e mostra como a tentativa de "virar a página" é uma tarefa muito mais árdua e difícil de ser executada do que "passar a borracha" nas ações do governo anterior. E isso não ocorre simplesmente porque a "herança Bush" está pulsando, ainda. É porque certas atitudes vão, também, contra os objetivos dos democratas...

    ResponderExcluir
  16. Victor Serino 9°A Nº3421/05/2009, 11:48

    Eu acho que é muito cedo para julgar o governo do Obama, apezar do mundo precisar de um governo forte que tome medidas rapidas e efetivas, a reconstrução da imagem americana perante ao mundo árabe é um trabalho a longo prazo -assim como a recontrução da economia mundial- duvido que alguém minimamente informado esqueça as atrocidades contra o povo árabe.
    Como eu já disse em posts anteriores é difícil que o Obama consiga cumprir todas as promessas que fez antes de assumir, afinal o mundo não estava em crise, pelo contrário, estávamos em um boom econômico.

    ResponderExcluir
  17. Fê Nahas, Liane Villarta e Isabel Junqueira - 9°A21/05/2009, 11:52

    "É preciso ser culto para ser livre." É preciso perder a inocência para ser culto.
    Concordamos com a frase a cima,pois é preciso pensar e ter conhecimento antes de acreditar em qualquer discurso.
    Na nossa opinião, é o fim da era Bush, não sabemos se Obama comprirá com suas promessas, mas, com certeza, fará melhor que o antigo presidente.
    Porém, como diz a frase a cima, devemos perder a inocência e esperar os resultados.

    ResponderExcluir
  18. Fausto e Rafa 9a n06 e n 28
    na nossa opiniao a era bush ainda nao acabou pois os estragos que ele fez no pais continua atrapalhando o atual presidente , obama . obama é mesmo o cara , e vai conseguir mudar e acabar com a era bush . logo , a era bush vai acabar , e obama vai provar que é mesmo o cara . e de era bush vai mudar para a era obama . atualmente , obama já é considerado um herói , quando ele conseguir acabar com a era bush , vai ser considerado mais do que um herói .

    ResponderExcluir
  19. Bruna Cutait, Rodrigo Batah e Giovanna Negrão21/05/2009, 12:00

    Sim, é o fim da eera bush! Todos pensaram que fosse um cara honesto, que seria a solução, trabalharia com dignidade, mas não! Não aguentou a pressão, e partiu pra guerra, que foi errado para seu país, mas não para ele. Graças à Deus é o fim da era Bush, não só por acabar a guerra e a corrupção, mas para o povo americano, que vai tirar um peso das costas.

    ResponderExcluir
  20. O próprio site moveon.org não admite ser a hora de virar a página , seguir em frente . Os últimos oito anos terão consequências de anos , o que poderá prejudicar muito o governo de Obama . A imprensa publica novas fotos de tortura a cada dia , provas de ações marcantes de Bush . Ainda ´não é hora mesmo de deixar os culpados sairem impune , por todo o mal que fizeram . Falta justiça

    ResponderExcluir
  21. Júlia Zimmermann 17 e Gabriela 08 9A21/05/2009, 12:07

    Obama promete mudar os caminhos que as idéias do governo Bush estavam seguindo, o que, no nosso ponto de vista já deveria ter acontecido a muito tempo. Achamos cedo para julgar, porém damos um voto de confiança a ele, acreditando que poderá solucionar problemas políticos e sociais, como o caso de Guantánamo.
    O real é que todos esperam muito, principalmente nesse momento de crise e de outros problemas mundias, do atual presidente do EUA, que terá de se esforçar muito para não deixar à desejar, como disseram nossas colegas Laura e Júlia Ribeiro.
    O quê 'O CARA' reservará para nós?
    Aguardamos anciosas!

    ResponderExcluir
  22. Julia Rodrigues Nº15 e Mariana Carvalho Nº24 - 9º A21/05/2009, 12:09

    Obama pode não ser "o cara", mas é sim, um homem culto, que a partir de sua campanha, promessas e ideologias pretende realmente melhorar os Estados Unidos - e consequentemente, o mundo -. O problema é que é uma tarefa muito difícil, principalmente nessa época de crise que estamos passando. Inclusive já tomou muitas medidas para fazê-lo. É um bom começo, e parece ser uma nova era. Porém é precipitado afirmar que estamos virando a página, pois ainda estamos na transição entre Bush e Obama. Além disso, Obama terá de ir aos poucos, mudando ponderadamente, e terá de enfrentar as oposições.
    A imprensa tem falado muito bem de Obama e suas propostas, colaborando para essa virada, o que acaba aumentando nossas expectativas, que podem não ser atendidas.

    ResponderExcluir
  23. Pedro Bonduki e Barbara Abrahao,9A21/05/2009, 12:10

    "A esperança e a ultima que morre",ja dizia o tao popular ditado brasileiro,e com nós nao é diferente.

    ResponderExcluir
  24. 9ºA 12 e 2921/05/2009, 12:11

    Tambem acho que Argemiro esta exigindo muito de Obamo, pelo curto periodo em que esta na presidência americana. Espero que ele consiga realizar tudo o que prometeu, pois nao favorecera apenas o povo americano, mas sim o mundo todo, acho que fechar a prisão de Guantánamo já é um grande passo para se "virar a pagina" e terminar, ou pelo menos, diminuir a péssima reputação que o governo Bush deixou marcada na mente de todos.

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo Z e Ian M - 32 e 13 - 9ºA21/05/2009, 12:17

    Obama tem vários problemas a sua frente. Mas em pouco tempo ele fechou Guantánamo, diminuiu a poluição dos carros e começou a tomar ações nunca antes pensadas por Bush... Então é bem provável que ele seja o cara.
    É realmente muito difícil limpar a honra dos EUA, e essa tarefa esta nas mãos do novo presidente. Os restos da era Bush vão ficar pairando pela reputação de todos americanos por muito tempo, mas alguém tem que virar a página. Se não, não sei o que pode acontecer com nosso mundo. Tomara que Obama consiga!

    ResponderExcluir
  26. Lucas 20 9 A e Ricardo 30 9A21/05/2009, 12:18

    Se o Obama é mesmo o cara, veremos mais para frente...
    Ele chegou ao cargo porém em situação critica, claro que não em relação a ele e sim aos problemas do mundo e dos EUA, como por exemplo a atual crise financeira.
    Acreditamos que o ex-presidente Bush deixou a presidência em um estado “ruim” o que dificultará e atrapalhará o governo Obama.
    Até agora o que ele tem feito foi muito importante para seu país, como fechar Guantanamo e dimunuir a poluição dos carros...Acreditamos que ele esta no caminho certo para virar a pagina.
    "É preciso ser culto para ser livre." É preciso perder a inocência para ser culto”...

    ResponderExcluir
  27. Caio Pantarotto 9ºC Nº0523/05/2009, 22:20

    Com certeza ninguém faz milagres, e "arrumar" em 4 anos tudo o que Bush destruiu em 8 é praticamente impossível mas, acredito eu, que ele (Obama) fará (e já está fazendo) de tudo para "virar a página", pois é preciso sim fazê-la. Com apenas 5 meses de governo, Obama já tomou importantes medidas, contrárias às de Bush: leis de proteção ambiental, entre elas, medidas para limitar o consumo de combustível e as emissões de gases estufa; determinou o fechamento da prisão situada na base naval americana de Guantánamo, em Cuba, e ainda baniu o uso de técnicas duras de interrogatórios de prisioneiros acusados de terrorismo; salvou a economia norte-americana da atual crise econômica em que se encontra
    Bush e a sua máquina genocida vão acabar iguais aos colonizadores, Hitler e Inquisidores, que acreditavam serem heróis em seus tempos.
    Pode passar algum tempo para que isso aconteça, mas a história os colocará em seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  28. Eduardo Tieppo Nº10 9C27/05/2009, 17:26

    Obama foi eleito a pouco tempo e suas propostas parecem ser razoaveis. É possivel que possamos virar a página, simplesmente vendo o fato de Obama ser um presidente democrata, e não republicano como era Bush. As ideias são muito diferentes e se com o gorverno Bush não deu certo, quem sabe com Obama. Será dificil mostrar isso em quatro anos, mas e um desafio que Obama tera que enfrentar.

    ResponderExcluir
  29. Gabriel Simões- 9C-Número 1227/05/2009, 22:57

    Agora não há mais jeito, teremos de esquecer Bush, pois o antigo presidente já saiu do poder da maior potência mundial. Porem, Bush deixou "danos" que demorarão com certeza mais de 4 anos para serem reparados. Uma guerra não se encerra em poucos dias, ou meses.
    Agora acho e espero que Obama será um bom presidente, já tem propostas boas, se forem cumpridas, a situação dos Estados Unidos da América melhorará muito. Gastos poderão ser melhor distribuídos e os EUA poderão ter melhores relações com outros países, contribuindo para o mercado internacional e para a Globalização.
    Portanto, Bush, pode ser considerado: PÁGINA VIRADA. O negócio agora é pensar no futuro.

    ResponderExcluir
  30. Julia LaColla 9c n 1727/05/2009, 23:03

    Para virar a página primeiramente Obama deve feixar a prisão de Guantanamo, para limpar o nome do governo americano e concertar não somente isso, mas sim tudo que Bush erroU. Sabe-se que ele não conseguirá fazer tudo, mas deve cumprir com suas propostas. E Assim passar a ser a era OBAMA.

    ResponderExcluir
  31. Ian Michaelis 9b n1603/06/2009, 23:07

    O Obama fez muitas promessas e temos esperança de que ele cumpra muitas delas. Como já dito, ele terá muitas dificuldades para "virar as páginas", principalmente porque elas estão lamacentas com o governo republicano de Geroge W. Bush. Bush deixou muita sujeira para Obama limpar más acredito nele, e também ele já esta tomando iniciativas, como o fechamento de Guantánamo, a diminuição da poluição dos carros. Ainda não podemos dizer que ele é o cara, mas há muitas possibilidades de que seja. Argemiro está julgando muito Obama, e claro ele tem suas razoes, mas Obama já está em situações ruim tendo que lidar com a crise econômica. O que podemos fazer é esperar para ver

    ResponderExcluir