quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vídeo sobre Guantánamo

Para assistir e refletir...



Problemas para assistir ao vídeo? Clique aqui.

25 comentários:

  1. Carolina 9b n716/05/2009, 11:27

    Não da pra acreditar o que uma pessoa é capaz de fazer!Naquela época do atentado de 11 de setembro, foi o que deu inicio ao conflito que Obama quer acabar hoje, mas não era um conflito qualquer, era um conflito visto pelos americanos (Bush) como uma guerra de civilizações. Como Bush falou: "Nós estamos encontrando os terroristas e levando-os à justiça", a verdadeira justiça que Bush está fazendo é deixando-os viver, mas mandá-los para a base militar de Guantánamo e torturá-los não é correto. Agora o que temos que fazer para ver tudo acabado é esperar, ver se com uma nova tentativa de Obama no comando do EUA fechará essa base militar e acabará com o terrorismo.

    ResponderExcluir
  2. Camila,
    Ao ver essa série de blogs e videos minha visão sobre os americanos e sobre sua politica de guerra está mudando, os USA NÃO são mais o máximo e o tal patriocismo americano é muito falso e manipulável, Obama tem uma missão difícil vamos ver no que dá.09 9ºB

    ResponderExcluir
  3. Laura 9B 20 e Gabi 9A 0819/05/2009, 18:49

    Nossa Cami, esse vídeo realmente parece ser muito realista e a Carol tem toda a razão: não dá para acreditar no que uma pessoa pode fazer!

    ResponderExcluir
  4. Marina Hadrich Silva20/05/2009, 16:52

    9ºB
    Nossa! a minha visao tambem mudou muito sobre os eua, nunca pensei que por tras de tudo teria uma violencia tao deshumana como essa.
    Ate agora tudo que eu sabia era "so" sobre as torres gemeas, mas depois de ver esse video eu fiquei chocada! Como um ser humano pode ser tao horrivel!?tambem acho que Obama tem uma missao muito dificil em suas maos! mas acho que ele pode mudar o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  5. Ian Michaelis 9b n1620/05/2009, 20:30

    O que mais me chamou atenção nesse vídeo foi Bush negar a prática de tortura pelos saldados americanos. Ele disse que eles estavam tentando conseguir informações sobre onde os terroristas se escondem e os seus próximos planos, tudo isso dentro da lei, mas não foi exatamente isso que vi no video. Eu só vi soldadeos americanos crueis e indisciplinados torturando e maltratando prisioneiros acusados de participar dos grupos Al-Qaeda e Taliban. Fora que Bush continua com o discurso de que a guerra é a unica forma de combater o terror...
    Uma pessoa nunca deveria ser tratada daquele jeito, sendo terrorista ou nao.
    Obama já deu a ordem para que a prisão de Guantánamo seja fechada, e espero que não demore muito para que aconteça

    ResponderExcluir
  6. Eu ERA, literalmente, fã numero um dos Estados Unidos, nao entendia porque teria nascido no Brasil, pois amava muito ese pais. Porem, nos precisamos parar de pensar que eles sao perfeitos, e que sao paises do primeiro mundo, mas um pais d eprimeiro mundo nao faz isso, se eles precisam se mostrar e se sobresair facam isso com seu proprio patrimonio, nao com o de outro pais, ainda mais, que esse patrimonio sao pessoas. Concordo com a prisao de pessoas que podem apresentar mal a sociedade americana, como disse o presidente, como o Sadam Hussein, mas prender, torturar, e nao ter provas, fazer por diversao é um absurdo, eles se esqucem que esses homens podem ter maes? filhos? uma vida? sonhos? aaah, mereco ver uma coisa dessas.. juro Cami, nao sou mais uma cidada americana na minha consciencia, sou apenas uma turista, e vou passar a valorizar muito pais o pais em que vivemos, que nao é perfeito como nenhum outro no mundo! e eu espero que o Bush moorraaa, e que o Obama mude a imagem que o presidente anterior deixou na minha mente.

    Luiza n. 24 9B

    ResponderExcluir
  7. Gustavo C. Mello20/05/2009, 20:52

    CAMI DO CÉU, fiquei chocado com os mals tratos em Guantánamo, na minha opinião não dá para e nao é para se resolver força com força, concordo com o cara do video, quando ele fala que os EUA deveriam formar algum plano inteligente, e não botar tanques, aviões e soldados para explodirem tudo e todos.

    ResponderExcluir
  8. Mahya 9B numero 2520/05/2009, 21:01

    Como assim, uma pessoa pode torturar outras sem culpa e ainda por cima dizer que não pratica nenhum tipo de tortura, que esta fazendo tudo dentro das leis. Bush disse estar procurando terroristas de outros países, mas como o ian disse não é o que vemos.
    Acho horrível ele pensar que o melhor jeito se se acabar com o terrorismo é a tortura. Ou pior, torturar pessoas apenas por prazer, por diversão, isso não é um ser humano é um animal.
    Eu realmente fiquei chocada com o que eu vi, nunca imaginei que fosse assim.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Batah20/05/2009, 21:11

    Apesar de ser um tratamento muito agressivo e bem despresível, acho que eles merecem isso, pois fizeram a naçaoamericana sofrer muito, nao temcoraçao, fazem porque acham que Alá irá os parabenizar! Esse tratamento, descobre e interrompe muitos planos, com disse Bush. Um exemplo disso, é uma materia que eu li na revista Exame sobre um novo atentado planejado pelos mesmos terroristas que planejaram o ataque às Torres Gêmeas. O ataque seria feito no predio mais ato da cidade d Los Angeles (esqueci o nome), e foi descoberto através da CIA, quando pegou um dos planejadores e após 168 sessões de afogamento ele admitiu. Entao se connuar assim, na minha opinião, esse tratamento tambem tem ue continuar, para eles aprenderem!

    Rodrigo Batah - 31 - 9ºA

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Batah,
    Acho que não concordo com você.
    Em primeiro lugar, acho que acabamos tomando a parte pelo todo. Todos os muçulmanos, todos os asiáticos, todos os diferentes, tornam-se fundamentalistas radicais por definição, aos olhos de quem quer ver assim. E isso não é verdade.
    Em segundo lugar... A política externa norte-americana nunca fez ninguém sofrer?

    Pensando, pensando...

    ResponderExcluir
  12. Como disse a Laura e a Carol é difícil de aceitar o que um ser humano pode fazer com o outro.
    Obama vai ter muito trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Inacreditável o que acabei de ver. É um absurdo toda essa tortura e mals tratos para essas pessoas. O Bush não tem idéia se eles são ou não realmente terroristas. Para ele tortura é um tipo de diversão. "Agressividade está totalmente da lei" Se isso é verdade, creio que não sei mais o que está dentro da lei.
    Espero que Obama mude essa idéia, e também acabe com o terrorismo de uma forma negociada.

    Luiza Maluf n23 9B

    ResponderExcluir
  14. Esse vídeo me ajudou a entender melhor o que é a Base Militar de Guantanamo e o que era praticado lá dentro, e obviamente, me deixou chocada também. É incrível como nós sempre descobrimos como o ser humano pode ser cruel e desequilibrado. O que mais me chocou no vídeo, foram as fotos dos soldados americanos, torturando os prisioneiros e demonstrando felicidade. Não vejo como alguém pode ter prazer em praticar um ato desses... O Bush ter negado as acusações, e ter justificado a necessidade da guerra com argumentos tão idiotas, também me impressionou.
    Cami, eu acho que você está selecionando umas resportagens e vídeos muito bons para esse blog, eu to entendendo umonte de coisas que antes eu não entendia, com eles.

    ResponderExcluir
  15. Renee N33 9B21/05/2009, 08:36

    O video mostra os maus tratos que os EUA fizeram com os terroristas, depois do atentado das torres gemeas.Como Bush trata os terroristas, e depois diz que nao os tortura.
    A cena que mais me chocou foi uma mulher fazendo pose com um terrorista morto do lado.

    ResponderExcluir
  16. marina brito, gabriella barbara e luiza barbosa 9 ano B21/05/2009, 08:38

    Ficamos indignadas com esse vídeo que nos mostra exatamente o que esta por trás do país "perfeito" que acham que é os Estado Unidos. Eles são a maior potência mundial, porém são uns "monstros". É um absurdo o que fazem tanto em Guantánamo quanto na base iraquina. Eles são um exemplo para o mundo inteiro, e destruíram sua imagem fazendo o que fizeram, e sendo um mau exemplo.
    Esperamos que Obama faça algo em relação á imagem que Bush deixou nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  17. Nicolau nº31 9ºB21/05/2009, 08:41

    Quem é capaz de fazer isso ?
    Isso é desumano, combater terrorismo com tortura, é assim que Bush pensava que iria conseguir acabar com o terrorismo com a tortura. Eu nunca pensei que por trás dos EUA superpotência pudesse haver essa batalha desumana, onde soldados maltratam os prisioneiros por prazer.
    Me descepcionei.

    ResponderExcluir
  18. Julia Rulli nº17 9ºB21/05/2009, 08:45

    Isso realmente é desumano,o presidente Bush tentou acabar com o terrorismo da forma errada, onde já se viu alguem querer combater o terrorismo com a tortura.Pessoas torturando outras por prazer. Isso não é o que eu esperava dos EUA. Espero que agora o novo presidente, Obama consiga converter a situação.
    Fico na esperança.

    ResponderExcluir
  19. Fernando 9b 1221/05/2009, 09:05

    Não resta dúvidas que a tortura dos prisioneiros em Guantánamo é desumana e que essa "guerra pela justiça" de Bush não existe, mas também acho errado incentivar todo esse antiamericanismo aqui, generalizar que toda a sociedade americana é ignorante e xenófoba é preconceito e é errado. Assim como é errado taxar os muçulmanos de terroristas desmiolados e atrasados, também é xenofobia e preconceito do mesmo jeito.
    O principal culpado seria Bush e seus aliados, mas a nação americana está em processo de recuperação com Obama agora, diria. Obama não é deus e não vai acabar com todos os vestígios do governo Bush de uma vez, mas convenhamos que ele está tentando fazer isso (fechar Guantánamo seria a primeira medida).

    ResponderExcluir
  20. Eu acho um total absurdo os EUA causar essa dor para muitas pessoas que nada a ver com isso tinham, eram apenas pessoas tentando sustentar a familia.

    ResponderExcluir
  21. Fausto n06 e Rafa n28 9a
    os dois membros do grupo , acham que os iraquianos tem que ser torturados pelos eua pelo que eles fizeram no 11 de setembro . guerra é gurra , tem que ter tortura , pelo que eles fizeram , eles merecem .
    concordamos com tortura , desde que tenha motivo , e nesse caso tem . isso pode ser desumano , mas na guerra tem que ter tortura , principalmente , depois do 11 de setembro .

    ResponderExcluir
  22. Luiz Felipe S. Louis Ferraz 9a21/05/2009, 12:13

    O nosso grupo tem dois pontos de vista:
    Os guerrilheiros iraquianos tem que ser torturados pois, quem garante se antes de ele ir para a cadeia ele nao torturou outras pessoas e matou outras inocentes. Pessoas que nem tinham noção do acontecia, pessoas que tinham sonho de vida, até sonhos de mudar o mundo, e qual foi o futuro deles? a morte. Pessoas que tiram vidas de inocentes merecem a tortura, independente do lado.
    O outro ponto de vista é que a tortura nao justifica a perda de vida de pessoas. O que vimos no video é desumano, é de uma infinita covardia. O ser humano merece "dignidade".Os guerrilheiros iraquianos mataram por não ter escolha, eles naceram com esse tipo de pensamento na cadeira e nada mudara. O que os americanos deveriam fazer é deichalos presos e lhes ensinar o que é certo e o que é errado!
    OS DOIS LADOS DA MESMA MOEDA

    ResponderExcluir
  23. "Olho por olho, dente por dente"?

    ResponderExcluir
  24. Marina Fernandes 9B 3025/05/2009, 15:51

    Eu já sabia que os Estados Unidos não era perfeito. Porém, vendo isso todas as coisas que eu já pensava se concretizaram. Bush tentou parar o terrorismo, mas de forma totalmente errada, com a tortura. Isso, foi desumano, mas espero que Obama, tenha um certo bom senso, e consiga ao menos, "acalmar" esse terrorismo, e de uma forma mais correta, que não seja tão desumana quanto a de Bush. Concordo com a Laura, a Gabi e a Carol: não dá para acreditar no que uma pessoa pode fazer! E essa pessoa só foi, o presidente dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  25. Vitória Tasca, 9ºA, 3528/05/2009, 22:46

    É totalmente ignorante da parte do ex-presidente Bush ter tentado parar com os terrorismos daquela forma. Evidentemente, muitos outros terroristas que não estão presos irião se depor contra tais providências absurdas.
    Ele poderia encontrar uma maneira mais pacífica de resolver isso, se ao menos não torturasse aqueles homens de tal forma que deixa qualquer pessoa revoltada.
    Ao que Obama mostrou até agora, não parece que ele irá agir de tal forma. Espero que ele tome algumas providências para mudar esse grande erro que o ex-presidente cometeu. A imagem que os EUA (o país que influência todo o mundo) passou não foi de um governo justo.
    Para mim não seria necessário torturar aqueles homens de tal maneira, mas sim, apenas deixá-los presos.
    Espero que com um pouco mais de consciência, o atual presidente Obama, possa reverter essa situação, tirando também, o risco das pessoas, em relação aos terroristas que ainda não foram capturados.

    ResponderExcluir