quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Guantánamo que José Martí não conheceu

A província de Guantánamo fica no sudeste da Ilha de Cuba. A baía de Guantánamo abriga a Base Naval Norte-Americana de Guantánamo, rebatizada de Gitmo em 1993.

Conheça mais sobre a Base Naval clicando aqui.

Argemiro Ferreira, jornalista e conhecedor da política norte-americana, registrou seu ponto de vista no site da Agência Carta Maior. Em seu artigo, ele revela não apenas a sua indignação (e a da comunidade internacional) diante da ameaça aos direitos humanos, como resgata o histórico da Base Naval de maneira clara e crítica. Jornalismo de altíssima qualidade. (O site da Agência Carta Maior esteve com problemas. Caso você não consiga acessar o site, clique no Blog do Argemiro Ferreira, pois o mesmo texto também está publicado lá.)

Não resta dúvidas quanto à necessidade de fechamento da prisão dentro da base militar. Mas há outras questões em jogo: as relações internacionais delicadíssimas entre EUA e Cuba, a manutenção de uma base militar norte-americana em Cuba (fechamento da prisão não implica em abandonar a área e devolvê-la aos cubanos) e a disputa entre republicanos (representados, para nós, por Bush filho) e democratas (representados, aqui, por Barack Obama).

Qual a sua opinião quanto a esses três temas levantados no parágrafo acima?

Até o Caetano falou sobre isso... É que o Caetano fala sobre tudo...



Problemas para visualizar o Caê? Clique aqui.

49 comentários:

  1. Isabel, 14, 9a

    Concordo plenamente com o fechamento da prisão, pois muitas das pessoas ditas "terroristas" foram presas e torturada sem julgamento. Com esse fechamento, essas pessoas, se forem realmente perigosas, serao transferidas a uma prisao normal.
    Acredito que apos o fechamento da prisao, essa base que nao tera mais utlidade para os EUA deveria ser devolvida a Cuba, mesmo sabendo que eles nao lutarao por isso pois nao tem chances.
    Em relacao á questao dos partidos americanos, eu concordo com partido de Obama em fechar a prisao, e acho que os Republicanos deveriam concordar tambem pois isso sera um beneficio

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com Argemiro Ferreira, quando diz que nao resta duvidas quanto a necessidade do fechamento da prisão dentro de Guantánamo, pois antes dos prisioneiros entrarem na prisao, eles nao eram julgados para saber se eles realmente tinha cometido um crime, e lá dentro eram torturados. Com o fechamento da prisao os que sao realmente terroristas, serao levados para uma outra prisao, e os inocentes serao libertados.
    Em relaçao aos EUA e a Cuba, eu acho que se acontecer mesmo o fechamento da prisao, os EUA deveria devolver aquela area aos cubanos, pois pertence à eles. Mas sabemos que os cubanos nao irao lutar por isso, pois nao tem forças contra os EUA.
    Eu nao acho que deveriam ficar pensando nos beneficios do partido mas no benefio geral, e em minha opiniao o fechamento da prisao seria uma coisa boa, porque as pessoas sao torturadas e nem sempre justamente.
    Alessandra Bahi, 9A

    ResponderExcluir
  3. Na minha opniao a prisao tem sim que ser fechada, é responsabilidade americana e deve ficar em territorio americano. Cuba nao e mais de dominio americano, existe apenas um embargo na economia. Alias, deveria existir alguma acao da ONU contra essas acusacoes de tortura, é um absurdo. Os EUA tambemde veriam diminuir esse embargo sobre a cuba, em um mundo quase totalmente globalizado, nao faz sentido Cuba ficar com carros de 1800!! A disputa deve ser amenizado com o Obama no cargo, porque se nao me engano quem mais provocava a briga era o Bush.
    Tudo esta praticamente ans maos dos EUA, consequentemente de Obama, vamos ver o que ele ira fazer em questao.


    9B- 24

    ResponderExcluir
  4. bruno 9b, 0513/05/2009, 20:54

    Para mim a base de guántanamo tinha de acabar. E Barack Obama fez um grande feito para a humanidade acabando com uma grande ameaça para os direitos humanos.

    ResponderExcluir
  5. Mahya Thau Baldacci - 9º B - 2513/05/2009, 21:38

    primeiramente, eu queria dizer que acho que a letra dessa música do caetano representa muito bem o que eu penso, principalmente quando ele fala " para eu não me abalar ".
    Em segundo lugar eu acho que a tortura deveria ser proibida em qualquer lugar. Acho que com certeza a base de Guantánamo deve ser fechada. e como eu li no " artigo " Obama já tomou essa iniciativa, eu acho muito importante essa decisão do atual presidente dos E.U.A..
    Em relação a disputa de poder que exite entre Cuba e os Estados Unidos, bom isso já é um fato que imagino que vá demorar para ser estabilizado, para que essa disputa acabe. Eu estou muito feliz com o que Barack Obama está fazendo, em relação ao embrago economico, e agora em relação a ele ter fechado a base de Guantánamo.

    ResponderExcluir
  6. Victor 9°A 34

    Eu acho totalmente correta a decisão de fechar o centro de tortura de Guantánamo (Não pode ser considerado prisão) e acho que o território deveria - e provavelmente vai- ser entregado a Cuba, isso vai além de uma mera disputa de ideologias, é território cubano, os EUA só "alugaram".
    Se o contrário ocorrer e os EUA não cederem o espaço acredito que os cubanos vão sim lutar... não me pergunte com o que pois sem dúvida alguma os EUA não tem rival quando o assunto e tecnologia e poderio militar.

    ResponderExcluir
  7. Mari Trevisan - Nº. 27 - 9ºB14/05/2009, 16:03

    Depois de ler este post e mais uns artigos na Wikipédia e me inteirando deste assunto, também acho que, sim, a prisão deve ser fechada, não só porqu é completamente desumano torturar prisioneiros, como também tratá-los com menos consideração quese daria a um animal. Acho sim que a ONU deve inspecionar, nem que seja preciso uma invasão à Baía.
    Barack Obama está fazendo um ótimo trabalho, mas talvez ele também devesse devolver o território aos cubanos. EStou muito feliz com o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  8. Carolina 9b n715/05/2009, 21:15

    Sempre existe prós e contras em relação na execusao de uma ação. No caso de Obama estar mesmo interessado em fechar a prião dento da base militar de Guantánamo o que poderá ocasionar consequências. Porém já chegou ao ponto em que os americamos não podem mais desrespeitar os direitos humanos dos cubanos, pois eles eram usudados como forma de lazer dos militares, que eram amantes de prostíbulos, cassinos e consumo de drogas. Assim depois de 110 anos de sofrimento, Obama resolve tomar uma decisão para acabar com todo esse sofrimento.

    ResponderExcluir
  9. Guilherme Feltre16/05/2009, 19:12

    Concordo com Argemiro Ferreira q a prisao de Guantanamo deveria ser fechada.
    Porque e base militar americada, e portanto deveria estar nos EUA e nao em cuba, nao tem nada a ve de estar la.Acho mito importante Obama ja ter tomado alguma decisao sobre a prisao, porque ja nao tem mais nenhuma utilidade.Fora isso q a prisao era um lugar ode desrrespietava os direitos humanos com torturas e essas coisas.Obama fez muito bem ,apos logo de tomar a posse fechar a prisao, ao contrario do idiota do Bush.

    ResponderExcluir
  10. O fechamento da Base Guantánamo não é só o que parece, essa ação de Obama e do governo USA mostra uma nova era americana um novo governo um novo ideal e novas políticas externas.
    Axo que ao não apoiar esse feito é não apoiar o desenvolvimento, a evolução e até um futuro mais compreensível e mais humanitário.
    09 9ºB

    ResponderExcluir
  11. Mauricio Battistuci nº27 9ºC19/05/2009, 18:49

    Que fechem a prisão de Guantánamo... estes mesmos presos serão torturados em outro lugar. O que está em debate não são questões humanitárias, e sim questões políticas. A relação Cuba-EUA continuará a mesma independente do fechamento ou não da base militar, e Obama continuará "sendo o que é"... democrata.

    ResponderExcluir
  12. Barack Obama pretende fechar o centro de tortura de Guantánamo, e eu não só concordo como apoio esta decisão, tardiamente tomada – por conta do ex-presidente republicano Bush filho.
    É desumano o jeito que pessoas, muitas vezes mal julgadas, são tratadas nessa prisão! É ridículo o fato dos americanos pensarem que podem submeter Cuba para sempre com esta instituição.
    Argemiro Ferreira mostra um ponto de vista muito interessante sobre o assunto. Eu concordo, em grande parte, com o que ele fala, e repito o que já disse muitas vezes: Todos os países ou indivíduos merecem independência igualmente, indiferente do seu papel na economia global!

    ResponderExcluir
  13. Argemiro Ferreira, um jornalista muito sábio do meu ponto de vista, demonstra uma opinião muito semelhante a minha, pois nós concordamos com o fato de que o centro de tortura de Guantánamo deve ser fechado, concordamos em achar que tudo isso é desumano, anormal e, Cuba deve se tornar um país independente, como outros, com os mesmos direitos e deveres, como a Gabi falou, com papel semelhante na economia global.
    Concordo com a música do Caetano, e com certeza penso e estou na expectativa que Obama faça o que prometeu, e dê a Cuba, aos cubanos e há outros povos afetados, chances que nunca tiveram!

    ResponderExcluir
  14. eu acho que a prisão de guantanamo não deve ser retirada pois é um aprisão qualquer e eu descordo com o agemiro ferreira.eu só acho que, por ser uma base militar americana deveria ficar nos estados unidos,mas como ja está em cuba, então é melhor deixa-la lá.

    ResponderExcluir
  15. Carol Simão 06 9B19/05/2009, 21:13

    Concordo em que a prisão deve ser fechada, pois as pessoas eram presas e torturadas sem um julgamento, não sabendo se elas tinha cometido um crime ou não. Fechada a prisão as pessoas inocentes deveriam ser libertadas e as pessoas criminosas deveriam ser transportadas para outra prisão no território dos Estados Unidos. Assim os EUA deveriam devolver a área à Cuba, até porque Cuba não lutaria contra os EUA pela área, pois todos sabemos que não teria condições. Até porque a prisão fechada nao teria mais ultilidade para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  16. Raffaella Mihajlovic 9B19/05/2009, 22:24

    Cami,
    Primeiramente, gostei muito desse texto, mas achei um pouco complexa demais essa musica de Caetano.
    Eu concordo com Argemiro Ferreira, depois de ler esse texto. Deveriam fechar a prisão de Guantanamo, pois a base militar, tinha que estar nos Estados Unidos e não em Cuba e também pois é muito desumano torturar prisioneiros, os tratam como se fossem animais, mas não percebem que são gente como todos.
    Obama está fazendo um ótimo trabalho. Por exemplo, acabou com as ameaças aos direitos humanos.

    ResponderExcluir
  17. Ian Michaelis 9b n1619/05/2009, 23:34

    Como todos os alunos que comentaram eu concordo com o fechamento da Base de Guantánamo. Também não há como discordar, pois os prisioneiros acusados de participar dos grupos Tleban e Al-Qaeda foram vítimas de tortura, desrespeitando os direitos Humanos. Obama já havia se comprometido em fechar a terrivel prisão de Guantánamo durante suas campanhas eleitorais e assim que eleito determonou o fechamento o mais rápido possivel. Ele fez um bom trabalho.
    A respeito das relações internacionais delicadíssimas entre EUA e Cuba, eu concordo com a Mahya a disputa de poder vai demorar para se estabelizar, para acabar.

    ResponderExcluir
  18. Fê Nahas - 9A20/05/2009, 13:43

    Argemiro Ferreita tem razão quando diz que a prisão de Guantánamo deve ser fechada. Os prisioneiros políticos vivem ali sem terem sido acusados de nada, sem direito de consultar advogados, de receber visitas, de um julgamento para sabermos se são culpados ou inocentes. E são torturados, segundo denúncias. As fotografias já divulgadas sobre essa tortura mostram a maldade e a frieza dos soldados americanos. São realmente impressionantes! É uma situação que apenas envergonha os EUA diante do mundo. E, em seguida, a base deveria ser devolvida para Cuba. Os EUA pagam para Cuba a quantia de 4 085 dólares por ano de aluguel! Realmente é uma piada! Guantánamo pertence a Cuba e deve voltar para Cuba. Espero, como a maioria, que Barack Obama cumpra o que prometeu em seus discursos, quando se candidatou à presidência, para que a péssima impressão que o governo de Bush deixou seja diminuída.

    -----------------------------------------------

    Li na Internet que os democratas vetaram a verba para o fechamento de Guantánamo. Dizem que apoiam isso, mas querem esperar para saber qual será o destino final dos 241 estrangeiros que lá estão presos. Há a possibilidade de Obama tratar diretamente do caso. O mundo quer a decisão de fechar Guantánamo, mas é uma preocupação para Obama o que fazer com os prisioneiros. Os republicanos fazem uma campanha para atacar a política de segurança pública do presidente, afirmando que “os americanos não querem esses terroristas na vizinhança”.Realmente trata-se de um problema difícil para Obama.

    ResponderExcluir
  19. É, Mau (Battistuci)... concordo contigo...

    ResponderExcluir
  20. Concordo no fechamento da prisão, assim os presos serão torturados em outro lugar, porque o objetivo da discussão é politica. Cuba e EUA, na minha opinião continuarão na mesma, o que pode mudar é agora com a presidencia de Obama, mas tenho certeza que ele continuará com os projetos do grupo democrata.
    Carolina Cohen 07 9C

    ResponderExcluir
  21. William 9ºB 3420/05/2009, 16:37

    Eu concordo plenamente com Argemiro Ferreira, que Guantánamo ainda seja uma indecência jurídica e uma relíquia colonial do império sonhado pelos EUA no século XIX. Acho certa a atitude de Obama em relação a proibição da tortura e fechamento da prisão, como também das demais prisões secretas da CIA (Agência Central de Espionagem) espalhadas pelo mundo.
    Talvez, com essas atitudes de Obama, Cuba se desfaça de mais uma coisa que o EUA utiliza e abusa desse país, uma vez que os EUA, está de olho em Cuba desde de 1824 e a ocupação de Guantánamo que veio em 1898.

    ResponderExcluir
  22. Marina Hadrich Silva- 9B20/05/2009, 17:06

    Na minha opiniao eles estao fazendo muito certo em fechar a base de guantanamo, que em primeiro lugar nunca era pra ter sido aberta.
    Nao acho justo que aspessoas sejam julgadas por o que nao fizeram, isso é muito deshumano.
    Obama esta fazendo tudo certo e o admiro por isso.

    ResponderExcluir
  23. Eduardo Tieppo Nº10 9C20/05/2009, 17:13

    Sem dúvisa, eu concordo com Argemiro Ferreira. A prisão de Guantánamo precisa ser fechada, pois os terroristas continuarão presos, e os inoscentes serão libertados. O embargo entre Estados Unidos e Cuba continuará mesmo com Obama na presidência. Não irá fazer diferença se ele é democrata ou não.

    ResponderExcluir
  24. Daniel C. 08 9B20/05/2009, 18:12

    Li os comentários dos meus colegas e concordo com eles em relação a idéia da base de Guantánamo ser fechada, pois é um lugar onde os prisioneiros são torturados sem saberem se são realmente culpados. Acho que a iniciativa de Obama para fechar a base é muito boa, e espero que ele realmente consiga.
    A base militar de Guantánamo pertence a Cuba, e acho que essa base deve voltar a ser sua propriedade.
    Achei muito interessante a letra da música do Caetano e também concordo com ele quando fala que os americanos desrespeitam os direitos humanos em território cubano.

    ResponderExcluir
  25. gabriella barbara 9 B20/05/2009, 18:18

    A base militar de Guantánamo deve ser sem dúvida fechada. As pessoas que estão lá não tiveram a chance de esclarecer, e talvez conseguir a liberdade pois, não foram se quer ouvidas por um juíz. Com o fechamento, todos serão julgados e os inocentes, liberados.
    Eua deve permenecer com Guantánamo, pois é deles por direito, mesmo porque Cuba não tem forças para tirá-la deles.

    ResponderExcluir
  26. Na minha opinião a sua tese tá correta pois necessita de prisão na base militar.Realmente não é de hoje a os confrontos entre EUA e Cuba em relações políticas.Tudo começou na base comunista e socialista entre esses 2 países

    ResponderExcluir
  27. Fernanda Carvalho 9c N1120/05/2009, 19:02

    Concordo quanto ao fechamento da base militar de Guantánamo, pois lá há pessoas que são tratadas como animais; são torturadas, não possuem o direito de defesa, e ao fim, não se sabe ao certo se o priseiro é realmente culpado. No meu vista, Obama está certo em fechar a base militar, pois atualmente ela está nas mãos dos EUA, mas na realidade pertence ao território cubano, e Cuba deve voltar a ter sua propriedade.
    Achei a música muito realista, Caetano Veloso conseguiu representar bem a questão na qual os americanos desrespeitam os direitos humanos em território cubano. Concordo com ele.

    ResponderExcluir
  28. Mari Adjuto 26 9B20/05/2009, 20:10

    Sem hipóteses algumas, eu concordo plenamente com Argemiro Ferreira . Porque Guatntánamo é uma prisão de base militar que usou métodos de toruturas e constragimentos sobre os terroristas para arrancar as confissões que não são aceitos por direitos humanos. Em fim Obama tem uma missão difícil a cumprir em suas mão, vamos ver no que vai dá .

    ResponderExcluir
  29. Concordo que, como diz Caetano e Argemiro, os Norte Americanos desrespeitam os direitos humanos na prisão de Guantánamo, pois abusam muito, tratam as pessoas como animais. Obama está certo em fechar a base militar, para acabar com o desrespeito aos Cubanos.
    A música, de Caetano, é muito realista e é outro meio de fazer as pessoas perceberem o que está acontecendo com guantánamo, e assim quem sabe perceberem que algo deve ser feito para acabar com esse abuso, não só fechar a base militar, como também, pensar em outras coisas.
    Julia 9ºA n°15

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo Zobaran - 9A 3220/05/2009, 20:40

      É de uma importância enorme a ação do presidente americano sobre a prisão. Sobre isso não restam dúvidas. Mas ainda há muito trabalho a ser feito por lá. Isto é, a "devolução" de Guantánamo para Cuba. O território foi tirado deles, e pertence a eles. É, essencialmente, uma vergonha para os EUA. Isso sem contar as relações deles com a ilha, nas quais o comércio (não só para os EUA, mas como para todos os países!) de Cuba é limitado, o que está longe da "lista de direitos internacionais conferidos à maior potência do mundo".
      Pondo em questão as disputas partidárias americanas, podemos apenas esperar que Obama volte a dar atenção a esse assunto, agora que a nescessidade imediata já foi suprida, e (parte) do orgulho manchado dos EUA foi limpado.

    ResponderExcluir
  31. Concordo que as prisões secretas, que essas instiuições não abrigam as normas de direitos humanos, mas nessa guerra dos EUA e terroristas, fico ao lado dos EUA,por que eles defendem o nosso modo de vida, que julgo ser mais correto,prisoes secretas existem em varios lugares e de vaios paises, isso tem que acabar.

    ResponderExcluir
  32. Carolina Kalili 9C 0820/05/2009, 21:14

    Eu concordo com o Mau, porque a relação EUA- Cuba não vai mudar só porque fecharam a prisão, mas acho que fazendo isso já seria bem util, acho que seria um pouco do começo do que deve ser feito. E meu Deus do ceu Cami, não to acreditando em como eles são tratados como animais, serio fiquei impressionada!

    ResponderExcluir
  33. Camila Buazar - 4 9ºA20/05/2009, 21:16

    Assim como a grande maioria dos meus amigos, concordo com o fechamento da Base de Guantánamo.
    Todos, sendo terroristas ou não, tem direito a um julgamento justo. Um erro não justifica outro. Uma vez condenados, aí sim, devem ficar presos e de preferência em solo americano e não cubano.
    Mas, infelizmente não será tão fácil para Obama fechar Guantánamo, e uma de suas promessas de campanha talvez fique pelo caminho.
    Vamos esperar para ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  34. Obama e um democrata e portanto deveria se redimir com Cuba em nome dos Estados Unidos, nada seria de maior coerencia que fechar a prisao e devolver a terra cubana.
    A eleicao de Obama para presidente foi uma grande esperanca para coisas como essas fossem resolvidas. Vamos trabalhar?
    Noemi Saeki - 9C, 29

    PS:meu computador nao tem acento, desculpa

    ResponderExcluir
  35. Julia LaColla 9C n1720/05/2009, 21:17

    Acho que Obama está fazendo a escolha certa. Concordo com Argemiro Ferreira e com todos que postaram no blog, creio que a prisão de Guantánamo de fechar, mas não só por causa da tortura, mas também pelo território ser de Cuba e o E.U.A. meio que alugar o local. Gosto muito da iniciativa de Barak de terminar com o abuso dos direitos humanos, pois concerteza devem haver pessoas inocentes sendo mal tratadas por não terem feito nada de errado. Acredito que deveria devolver o território para Cuba, pois afinal de contas pertence a ela e seria a coisa mais ética a se fazer. Já que Cuba numa luta não teria chance contra os Estados Unidos. Não acho que Bush deveria ser contra esta decisão, pois Obama representa o EUA seu povo, e se é isso que o povo quer então ex-presidente deveria estar de acordo com ele.

    ResponderExcluir
  36. Mariana Carvalho, 9ºA, Nº2420/05/2009, 21:34

    Sim, sou mais uma a favor do fechamento da prisão, que inclusive já deveria ter sido feito há muito tempo. Mesmo não se sabendo ao certo o que acontece lá dentro, sabe-se que há tortura. É desumano, como mostra o vídeo "O Horror Americano". Obama fez muito bem de tomar essa iniciativa que foi evitada por presidentes americanos anteriores, porque Guantánamo não deixa de ser uma área de influência americana em Cuba. Mesmo com a disputa entre Estados Unidos e Cuba, os EUA deveriam tê-lo feito, porque é primeiramente desumano.
    Concordo com o Maurício, porque mesmo se fecharem a base de Guantánamo, a prática da tortura será realizada em outros lugares, por isso é uma questão muito delicada. Só sei que seja em Guantánamo, ou em qualquer outro lugar do mundo, discordo de qualquer meio de tortura.

    ResponderExcluir
  37. Gustavo Machado - 9ºA nº1220/05/2009, 22:00

    Concordo com a Mariana.
    Guantanamo tem sim que ser fechada, e o local onde se localiza devolvido a Cuba, o que ja deveria ter ocorrido a muito tempo.
    Acho que a pratica da tortura é muito desumana, mas como ja foi dito, nao acontece apenas em Guantánamo. Mas concordo com a existencia de prisoes especias para aquelas que se sejam terroristas, mas sem o uso de tortura.

    ResponderExcluir
  38. Assim como todos que comentaram ate agora, eu sou totalmente a favor do fechamento da prisão de Guantanamo….
    Os prisioneiros acusados de ligação aos grupos Teleban e Al-Qaeda, por exemplo, são vitimas de tortura, o que desrespeita os direitos humanos!
    A letra dessa musica de Caetano transmite muito bem o que penso, e acredito que essa decisão tomada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi muito importante…
    Acho que o Maurício Battistuci esta certo quando diz que o que esta em debate não são as questões humanitárias, e sim questões políticas.
    Assim como a Mariana Carvalho, sou contra qualquer tipo de tortura…

    ResponderExcluir
  39. Em primeiro lugar queria ressaltar que obviamente também sou a favor do fechamento da prisão de Guantánamo. Eu me revolto em ter consciência deste tipo de tortura, ainda mais pelos EUA alegarem que estão tratando com terrorista, tentando proteger o país. Mesmo que estejam certos, passam por cima de todos os direitos de um cidadão. Tem plena convicção disso, mas não são capazes de admitir (pelo menos enquanto ‘reinavam’ os democratas), acobertando a idéia. Aqui por exemplo, transcrevo uma frase de Bush: ‘Nós estamos encontrando os terroristas e levando-os à justiça.’ ... mas que justiça é esta? Concordo que tenham punições, mas esta superioridade descriminativa, e imposição de pensamento não são mais possíveis tolerar.
    É uma situação que só envergonha (mais ainda) o mundo inteiro, e muitos americanos, garanto. Obama vem com uma idéia e um propósito novo (estava demorando!), e tem o meu apoio.
    Além do fechamento da prisão, na minha opinião, devem retirar a base militar norte-americana de Cuba, o que não passa de mais um orgulho, como na imposição de uma limitação comercial. Ao devolver a área, limpariam parte das ações polêmicas que causaram e causam, dando talvez uma nova chance de acerto e mudança.
    Estamos com você Barack!

    ResponderExcluir
  40. Ao tomar a decisão de fechar Guantánamo Obama se mostra um presidente progressista e que exerce um governo muito mais amadurecido do que o anterior, que criou essa excrescência a qual chamou prisão.
    Me incomoda muito saber a irracionalidade a que chegou o mundo, criando monstros que sentem prazer na tortura.
    Queremos ver agora como o presidente Obama irá equacionar essa difícil situação, uma vez que hoje soubemos que o parlamento americano vetou a extinção de Guantánamo sem que o presidente americano apresentasse um planejamento de como e para onde serão encaminhados os presos que ali se encontram.
    Não sei com que base o Maurício tem tanta certeza que os presos continuarão a ser torturados e que as relações EUA-Cuba continuarão as mesmas, na minha opinião Guantánamo é um símbolo do imperialismo americano, da injustiça e da arbitrariedade que, caindo, representará o início de uma mudança de atitude por parte dos EUA. Não se pode ganhar a maratona sem corre-la.
    Senti falta de explicações no texto que esclarececem melhor a inportÂncia estratégica de Cuba para os EUA, e as verdadeiras razões pelas quais eles consideram importante a manutenção da base militar da baia de Guantánamo.

    Marcela, 9ºA, nº22

    ResponderExcluir
  41. Ian Nº13 9ºA20/05/2009, 23:22

    Concordo com muitos aqui, que acho correto que é correto fechar a prisão de Guantánamo. Antes ela poderia ser uma prisão útil, na qual recolhesse informações sobre os grandes líderes do terrorismo internacional, mas Bush utilizou dela de maneira errada. Pra que torturar prisioneiros, se a única coisa que estavam fazendo era servir seu país. Se Bush fosse um pouco mais inteligente, ele iria fazer interrogatórios com os prisioneiros, para extrair informação sobre os terroristas, pois eles não devem culpar os peões (soldados rasos), e sim o rei(Osama Bin Laden). É ele quem deveriam torturar, por seus crimes a sua nação. O pior de tudo é que Bush utilizou desta idéia para usá-la como desculpa em sua palestra, dizendo que faziam interrogatórios, sendo que só torturavam os prisioneiros. O secretário de defesa foi o único que admitiu que a culpa foi dos americanos, e que foi humilde a ponto de pedir perdão. Ele deveria estar se perguntando "O que é que eu estou fazendo aqui?" Isso nunca vai mudar, e como o Mauricio disse não importa se fecharem Guantánamo. Sempre haverão mais prisões ou até mesmo organizações que não deixarão a violência de lado. O governo americano realmente é desprezivel. Eu acho que eles são "Americocentristas"

    ResponderExcluir
  42. Em relação ao fechamento da prisão, eu sou a favor pois diminui a "matança" de pessoas que foram mortas sem razão, como a bel, no primeiro comentario, disse! Mas tem o outro lado, como alguns alunos ja disseram, isso nao acabaria com o conflito entre Estados Unidos e Cuba.
    Fiquei atônito ao ver o vídeo "O Horror Americano"! Não é possível
    que eles sejam tratados dessa forma, é uma coisa anormal...uma vergonha para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  43. Marianna M. 9 ano A20/05/2009, 23:28

    Sobre as relações internacionais entre Cuba e Eua,que são há muito tempo problemáticas,para não dizer,totalmente conflitantes podendo sofrer alguma melhora no governo de Obama,uma vez que a visão dos democratas representados por ele,é de que a aproximação dos dois países precisa ser feita e talvez,até no futuro acabar com o embargo internacional liderado pelos Eua,obviamente se o governo de Cuba tambem mude as suas diretrizes.Um exemplo disso,é a recente liberação das remessas de dinheiro cubanas residentes nos Eua,antes bastantes limitadas.
    Acho difícil que a base militar seja devolvida ,porque parece que para os Eua o significado da manutenção da base lá é muito mais um símbolo do poder americano de estar presente até no território mais "inimigo",do que ser algum ponto de defesa estratégico.
    Quanto a disputa entre republicanos e democratas,considerando Bush filho e Obama parecendo ser maior do que as divergencias da orientação de cada partido,porque o governo Obama para enfrentar a grave crise,tomou medidas que são consideradas pelos republicanos como o novo "socialismo"americano pela intervenção do governo na economia.Então, a divergencia de idéias é cada vez maior.

    ResponderExcluir
  44. Julia Torggler 9A 1620/05/2009, 23:40

    Concordo plenamente com Argemiro Ferreira quanto ao fechamento da prisão. Muitos inocentes são torturados, pois são levados à Guantánamo sem julgamento. Sou totalmente contra a qualquer tipo de tortura , mesmo àqueles que são culpados. Os direitos humanos não podem ser suspensos de maneira alguma, principalmente em situações como essa.
    Mas isso não basta: se a prisão fosse fechada , com certeza a área deveria ser devolvida aos cubanos , pois esta lhes pertencem , e todos sabemos que eles não lutariam por ela , pois contra os EUA o cubanos não tem forças , e não é algo que os americanos deveriam se orgulhar: usar o território cubano para torturar pessoas , que são tratadas pior que inimigos de guerra.

    ResponderExcluir
  45. Na minha opinião, a agressão aos presidiarios não muda nada, e nem os faz aprender que erraram. Para isso acontecer deveriam ser punidos ficando presos, e não sendo torturados, pois dessa forma só os faz ficar com mais raiva, e querer um dia 'revidar', mesmo sem saberem se são realmente culpados. Concordo com o Daniel, de que a iniciativa de Obama, de fechar a prisão é ótima,

    ResponderExcluir
  46. Nicolau 9°B n° 3121/05/2009, 08:52

    A tortura não deveria ser uma coisa permitida no mundo, e essa base de guantánamo já deveria ter sido fechada a muito tempo. Quero que ela feche para não haver tortura, gostaria também que a relação EUA-CUBA melhorasse mas como a Carol Kalili disse, não é porque essa base foi fechada que vai melhorar.
    Muito adequada a decisão tomada por Barack Obama.

    ResponderExcluir
  47. Barbara Abrahao,9A 0225/05/2009, 17:57

    Fechou mais nao acabou.Estou certa que ainda os EUA tem a hostilidade brutal de torturar opositores,se é que posso chamar os guerlheiros rivais ao EUA desta maneira.Porem tamanha é bela a atitude tomada pelo atual pesidente dos EUA ao fechar a prisao da cidade cubana,como quem reconhce-se um erro banal cometido pelo Bush,ex-presiden de sua patria.
    A maioria dos alunos ditam em seus comentarios a relaçao entre Cuba e EUA,e muitos dizem que esta decisao tomana por Obama nao irá melhorar este conflito,mas eu pessoalmente creio que sempre ha um começo e entao porque este nao pode ser o tal:!

    ResponderExcluir
  48. Louis Ferraz 9A28/05/2009, 10:18

    Eu acho que o fechamento de Guantanamo ja é um começo para a melhoria da relação entre Estados Unidos e Cuba.Eu acho corajosa a decisao de Obama pois ele de certo modo contradis todos os seus antecessores. É uma boa iniciativa. A tortura nas cadeias em minha opinião não vai acabar pois como Mauricio fala os presos serão transferidos e torturados em outro lugar, independente da prisão onde ele estiver...

    ResponderExcluir
  49. luiz felipe sigrist n 21 9a28/05/2009, 10:23

    Na minha opiniao creio q a atitude de Obama foi apenas uma jogada economica pois, a relacao entre os Estados Unidos e cuba sera sempre igual, e em relacao aos presos eles sempre seram torturados independente do lugar e provavel mente uma cadeia igual sera criada em outro local do mundo.

    ResponderExcluir