quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sobre o blog do Nassif

Como estamos com problemas para postar nossos comentários no blog do Nassif, criei um espaço para fazermos isso "domesticamente", se é que a palavra existe.
Depois de acessarem e lerem com atenção o post e os comentários no blog, comentem aqui.

66 comentários:

  1. Leo Freitas 9B N°2123/04/2009, 15:48

    Nassif coloca suas diferenças de notícias da net e das notícias do jornal.
    Ele fala muito de artigos jornalistícos

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    O Nassif insere uma notícia do The New York Times, traduzido e publicado pelo Estadão. É o autor do artigo, Nicholas Kristoff (e não o Nassif) que fala dessas diferenças. Qualquer dúvida, escrevam, que publico as respostas aqui.

    ResponderExcluir
  3. Nassif,
    eu concordo com a sua interpretação, de que os jornais impressos estão perdendo importância, pois isso acontece por conta da recém-falada Globalização.

    PS. Camii, nao deu pra postar muito mais coisa... mal.

    ResponderExcluir
  4. André Garcia 9B Nº128/04/2009, 16:35

    André Garcia

    Nassif eu acho que como hoje o jornal está perdendo a importancia deveria ter propagandas que concientizem as pessoas que a internet não é o melhor meio para se ter informação porque pode passar informações erradas e você vê poucos assuntos sendo de seu interesse.

    ResponderExcluir
  5. Carolina Cohen 07 9C
    No blog de Nassif eu concordo com ele quando ele fala que o mundo está ligado mais a internet do que os jornais. Nos blogs você pode expressar suas opiniões com outras pessoas que concordam. Muitas vezes você pode expressar elas e chegar a uma conclusão totalmente diferente de como você começou. E o mundo hoje esta globalizado, as cidades estão ligadas entre si, tendo e facilitando a comunicação.

    ResponderExcluir
  6. Rafael Galvão , 9C 33
    Nassif,
    eu acho que e verdade que os jornaios estao perdendo a "populaidade" hoje em dia pois as pessoas estao mais ligadas a tecnologia e inernet desde jovens ate adultos, eu na minha opiniao gosto de blogs mais tambem gsoto de ler jornal pois a fonte AS VEZES e ma confiavel

    ResponderExcluir
  7. Azenha,

    Eu acho que o Obama será uma nova era para os EUA e para o mundo ( provavelmente uma "ressureição" depois de George W. Bush)
    ele parece que estara disposto a fazer coisas que George disse fazer e nao fez.
    ele diz que influenciara o terminoda guerra no Iraque que é uma coisa desnecessária
    É ele parece ser mais pacífico que George que so queria saber de guerras e bombas haahah abrass

    ResponderExcluir
  8. Renee 9B N3328/04/2009, 20:25

    Nicholas D. Kristof escreve sobre os jornais perdendo a importancia pela globalização

    ResponderExcluir
  9. 1. Concordo com você, e vejo pontos positivos e negativos em toda essa história de globalização. Temos informações limitadas nos jornais e revistas, pois são os editores quem escolhem as informações a serem passadas para o leitor. Mas como o texto “O Eu Diário” traz, na Internet, nós somos o próprio editor: existem milhares e milhares de informações sobre mil e uma diferentes coisas. As pessoas podem dar suas opiniões, e os autores podem conhecer seus prós e contras, o que não acontece em um jornal, ou revista. E também existe um monte de porcaria, coisas sem nexo e muitas bobagens. Mas às vezes também nos permitimos ficar no mesmo tipo de informação que a sociedade ao nosso redor colhe; e daí surge o que você chama de manada, e eu, particularmente chamo de rebanho - o que fica praticamente com o mesmo sentido. Enfim, gostei muito deste post e virei visitar o blog mais vezes!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Caio P. 9C 0528/04/2009, 21:32

    Nassif,
    concordo em partes com essa reportagem. Acredito que hoje os jornais impressos estão perdendo a sua importância cada vez mais, sendo substituidos pelos jornais da intenet, e isso só é possível por causa da globalização.
    Mas não acho que as pessoas estão procurando opiniões que são parecidas com as suas, e sim as primeiras reportagens lidas são as "certas", as pessoas nunca lêem outras reportagens tratando sobre o tema, e acabam "ficando" com aquela opinão mesmo, e a intenet acaba tendo a mesma função que o jornal tinha: mostrar "UM lado" sobre o determinado tema, e "convencer" o leitor a ter a mesma opinião. Uma espécie de Manipulação.
    Concluindo o pensamento: a globalização só está aí para ajudar as pessoas a se informarem e criarem suas PRÓPRIAS opiniões, mas, infelizmente, não é isso o que acontece...
    abrç.

    ResponderExcluir
  11. Bianca B.S. 9C

    Concordo com o Nassif quando ele diz que hoje em dia as pessoas estão procurando as notícias cada vez mais na internet e não tanto nos jornais, pois na internet encontramos os blogs que possibilitam aos internautas expressarem suas opiniões, seus pontos de vista e não necessariamente concordar com o ponto de vista do autor daquela notícia , criando assim um debate onde até aqueles que não tinham uma opinião formada estabelecem a sua .

    ResponderExcluir
  12. Raffaella m. 9 B28/04/2009, 21:46

    Eu concordo com opiniao de nassif , que o mundo de hoje em dia esta muito mais ligado a internet do que jornais. Muitas pessoas nem pegam a um jornal . O mundo de hoje em dia está muito mudado, muito globalizado e interligado. E acho uma otima ideia ter um blog, ele expressa sua opiniao, o que pensa, alem de outras pessoas poderem comenta.

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo com o texto do Nicholas, que ao procurar informações na internet, nós procuramos comprovar as nossas opiniões, com textos de pessoas que pensam igual a nós, e assim ficamos mais intolerantes a outras opiniões. Isso é uma desvantagem das informações online. Mas eu acho que há mais vantagens no "o eu diário" que desvantagens, pois na internet, nós temos uma quantidade de informação e opiniões, muito diversificada, sem manipulação ou censura, e assim, mesmo não concordando, nós lemos as opiniões de muitas pessoas.
    Julia Ribeiro 9ºB

    ResponderExcluir
  14. Raffaella m. 9b28/04/2009, 21:49

    eu concordo com opiniao de nassif , que o mundo de hoje em dia esta muito mais ligado a internet do que jornais. Muitas pessoas nem pegam a um jornal . O mundo de hoje em dia está muito mudado, muito globalizado e interligado. E acho uma otima ideia ter um blog, ele expressa sua opiniao, o que pensa, alem de outras pessoas poderem comenta.

    ResponderExcluir
  15. Bianca P - 9o C - N 428/04/2009, 22:19

    Concordo com o New York times.

    Influenciados pela globalização, nos tempos de hoje vivemos em uma sociedade igualitária no ponto de vista cultural, onde todos pensam da mesma forma. E a informação é a principal causa dessa situação.

    Os jornais nos proporcionam certa limitação dessa informação, pois além de não selecionarmos aquilo que mais nos interessa, não podemos dialogar com os textos e usar contra-argumentos para o que foi escrito, o que acaba nos forçando a aceitar aquilo que lemos.

    Já a internet possui uma informação ilimitada, com grande variedade e ainda podemos dar nossa opinião em relação ao tema em blogs (o exemplo do que fazemos agora). O poder dessas opiniões pode até levar à mudanças no artigo. Veja a diferença.

    Parabéns pelo seu trabalho, Nassif!

    ResponderExcluir
  16. Na minha opiniao o jornal esta perdendo leitores , e para que isso nao continue eles tem de incentivar as pessoas lerem, pois e um meio de se obter informacao e conhecimento

    ResponderExcluir
  17. Gabriel Simões- N°12-9C

    Minha pessoa concorda com Nassif quando fala que o mundo agora, com a globalização, está muito mais ligado a internet, do que a jornais e meios impresos.
    Na minha opnião, isso acontece por causa da vontade das pessoas de expressar seu ponto de vista, tentar convencer pessoas de que está certa. E isso, com jornais, não acontece, não há formas de escrever seu próprio texto para contradizer ou apoiar outros. As pessoas estão cansadas de serem manipuladas, de seguirem mesmas ideias sempre, por isso recorrem a blogs. Pessoas procuram a internet para formar a própria opnião.
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Fernanda Lopes 9°B

    Eu concordo com essa teoria.
    Porque se buscarmos informações da internet, nunca teremos certeza se a fonte é confiável.
    Por isso temos que acreditar mais nas reportagens vindas do jornal.
    E que saber?
    Eu prefiro pagar uma folha confiável do que receber de gráça uma não confiável.

    ^_^

    ResponderExcluir
  19. Maria Carolina 9ºC nº2328/04/2009, 23:07

    Nassif,
    concordo com a reportagem,quando diz que o jornal esta sendo cada vez menos utilizados e as noticias online cada vez mais populares.
    mas discordo quando diz que as pessoas procuram opiniões similares as deles,mas acho que as pessoas ja possuem seu proprio ponto de vista e as vezes um certo preconceito sobre tudo,então estas pessoas tentam influenciar outras pessoas para pensar como eles. com as noticias e reportagens não é diferente,em toda noticia e/ou reportagem por mais "frio" que seja sempre ira pender para um lado,um ponto de vista e influenciar a seus leitores,mas as pessoas não pretendem ser influenciadas por tanto ou não leem as reportagens ou leem mas simplesmente ignoram as diferentes opiniões impostas na reportagem.

    ResponderExcluir
  20. Ian Michaelis 9B 16
    Concordo que o jornal está perdendo importância não só porque na internet podemos selecionar o tipo de notícia e de opiniões que mais nos interessam, mas também pelo fato de obtermos essas informações mais rapido do que no jornal e podemos interagir com elas. Como por exemplo esse blog.
    Sabemos que algumas vezes a internet pode apresentar fontes que não são confiáveis, que nao são "boas" fora que a internet nao apenas traz informações mas de uma certa forma manipula as pessoas.
    A internet tem suas vantagens e desvantagens.

    ResponderExcluir
  21. Fernanda Carvalho 9C Nº1129/04/2009, 18:04

    Nassif,
    Concordo quanto à formação das comunidades fechadas, algumas delas totalmente isoladas. Isso é péssimo, pois a troca de informações, idéias e pensamentos é fundamental para a nossa evolução. Sem dúvidas, a internet possibilita pesquisar diferentes assuntos com diferentes opiniões, muito mais que a mídia escrita; o jornal impresso, por exemplo. Porém estas comunidades, excluem totalmente qualquer idéia contrária e que prejudiquem seus objetivos. A globalização tem como papel principal informar as pessoas, porém não é bem o que acontece.

    ResponderExcluir
  22. Carolina Kalili 9C 0829/04/2009, 18:23

    Concordo quando voce diz que os jornais estão perdendo a importância e que cada vez mais estamos procurano a internet. Também acho que nós somos os próprios editores da internet, por isso que muitas vezes podemos encontrar alguma informação incorreta ou incompleta. Acho que muitas vezes procuramos a internet para ver a opinião das outras pessoas e comparar com a nossa, como estamos fazendo agora, e o que não é possivel fazer em um jornal. Eu acho que isso ajuda muito, porque muitas vezes a linguagem dos comentários é mais fácil de entender, pelo menos para mim. Só que muitas vezes, podemos e acabamos nos influenciando com as opiniões dos outros.

    ResponderExcluir
  23. gabriella barabara 9 ano b29/04/2009, 18:35

    Concordo quando você diz que os jornais impressos estão sendo substituídos pelos joranis da internet, pois , além do mundo estar cada vez mais globalizado, muitas vezes nos jornais você pode comentar como se fosse um blog assim pode expressar sua opinião mais facilmente.
    obrigada

    ResponderExcluir
  24. Marina fernandes 9B 3029/04/2009, 18:59

    Nassif,
    concordo com o que voce disse sobre as pessoas procurarem mais a internet do que o jornal, pois além da facilidade, elas podem procurar apenas as matérias que as interessam, e ainda assim ver outras opinioes, coisa que no jornal nao se pode fazer. E por mais que a internet tenha todos esses benefícios, ela tem suas desvantagens, como ter muitas coisas espalhadas por aí, com informaçoes erradas, e sem sentido algum. Mas mesmo assim, a sociedade está a cada vez mais ligada na tecnologia,e a internet está cada vez ficando mais 'famosa'. E a famosa globalizaçao 'trabalha' também, o tempo todo, em enformar todos, no mundo todo, para assim criarem suas opinioes. Esse objetivo, é trabalhado por meio da internet, onde todos do mundo podem ter acesso.

    ResponderExcluir
  25. Nassif, os textos escolhidos foram bem selecionados, pois mostram a relação entre internet e pessoas hoje em dia, substituindo outros meios de comunicação. Concordo com o texto do Nicholas, porque realmente não queremos que nossa opinião seja contrariada, nos faz sentir muito melhor quando somos aceitos. É por isso que, como foi dito, buscamos a Internet, porque é mais fácil e barato achar textos que nos agradam.

    ResponderExcluir
  26. Carolina 9B n729/04/2009, 20:39

    Nassif,
    Concordo com o conteúdo de seu texto, que os jornais tão perdendo importância, enquanto as notícias da internet vão ganhando, porque, diferentes dos jornais, podem circular mais rápido e terem comentários de seus internautas (troca de ideias), ação causada pela globalização. Como você disse, na internet nós nos tornamos o próprio editor, seu próprio vigia. Nós selecionamos o tipo de notícia e de opiniões que mais nos interessam, por isso pode-se concluir que a internet não é tão nociva para nós, pois temos a capacidade de escolha, e tendemos a, por exemplo, escolher bolgs ou sites de confiança, de especialistas do assunto procurado e não de uma pessoa qualquer. Já nos jornais, não podemos definitivamente escolher os temas, pois nem sempre aquilo que procuramos estará lá. As reportagens dos jornais têm a função de serem lidas e tentar fazer com que você se torne "seu aliado", mudando seu ponto de vista sobre aquela polêmica ou reforçando-o, uma característica em comum com a internet. Tenderão os jornais um dia desaparecerem (permanecendo as reportagens que circulam mais rápido pela internet)?

    ResponderExcluir
  27. William 9B 3429/04/2009, 20:51

    Nassif,
    Concordo muito com a idéia de que os jornais e revistas estão perdendo valor, pois realmente as pessoas de hoje em dia, querem tudo mais fácil possível. A internet simplifica a vida das pessoas realmente, em relção a escolher e ver muito mais rápido o assunto que está interessado, do que com jornais e revistas, sem contar a maoir variedade de informções e ás vezes até com mais qualidade ou igual do que está no papel.
    Muito interessante o post. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  28. Eduardo Tieppo Nº 10 9C29/04/2009, 20:58

    Concordo plenamente com você, caro Nassif. Com a globalização, o jornal perdeu muita importância. Primeiro, porque ele oferece informação limitanda, e depois porque ele não tem a opição de dar a opinião sobe o assunto lido. Na internet, existe infirmação ilimitada e ainda tem a possibilidade de espor um comentário. É claro que na internet, como são pessoas comuns que ditam as informações, tem a probabilidade de estarem erradas, e ainda mais, vão sempre tentar fazer você concordar com elas. é um risco a ser tomado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  29. Mari Adjuto nº2629/04/2009, 21:15

    Sem dúvida o hábito da leitura trás conehcimentos e cultura, porém nao há como negar que a informação instantânea via internet através de sites e blogs, está criando uam geração ligada online, e que estes instrumentos, usados de maneira correta, para conhecimentos e serviços serão fundamentais na transformação de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  30. Mauricio Campos Ponzoni- Nº 26, 8º C 200929/04/2009, 21:18

    Luiz Carlos Nassif
    concordo com seu ponto de vista. Percebo que hoje os jornais impressos estão perdendo muita importância, trocados pelos televisivos e os da internet (as pessoas usam muito mais o computador atualmente do que lêem jornais impressos, e isso só é possível por causa da globalização).
    Mas não acho que as pessoas estão procurando opiniões que querem dizer a mesma coisa, elas buscam opiniões que contradizem as delas para discutir e poder chegar a um acordo e sim as primeiras reportagens lidas são as corretas, as pessoas tem preguiça de ler nunca outras reportagens tratando sobre o tema, e acabam deixando aquela opinião mesmo, e a internet fica tendo a mesma função que o jornal tinha: mostrar um lado sobre o determinado tema, e também tentando convencer o leitor a ter a mesma opinião. Uma espécie de manipular as pessoas, enquanto que na internet e na televisão eles mostram outro lado sobre o determinado tema.
    Finalizando: a globalização é muito importante para o mundo, possibilita as pessoas a saberem de outras partes do mundo tão rápido, é incrível essa rapidez e ainda mais a se informarem e criarem suas opiniões, mas, em algumas vezes, o resultado não é esse.
    abraços

    ResponderExcluir
  31. Mari Adjuto nº2629/04/2009, 21:20

    Sem dúvida o hábito da leitura trás conehcimentos e cultura, porém nao há como negar que a informação instantânea via internet através de sites e blogs, está criando uam geração ligada online, e que estes instrumentos, usados de maneira correta, para conhecimentos e serviços serão fundamentais na transformação de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  32. Daniel C. 9B Nº 0829/04/2009, 21:33

    Nassif,
    concordo quando você diz que nos dias atuais, os jornais impressos estão perdendo cada vez mais a sua importância para os jornais da internet. Aredito que isso tenha uma grande influência da globalização.
    A internet possibilita mais fontes de pesquisa e mostra vários lados de uma reportagem, por exemplo. Mas a internet também faz com que as pessoas não consultem outras fontes apesar de haver várias. Muitas vezes não leem a reportagem e as pegam sem saber do que se tratam.
    Gostei muito de ter lido este post. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  33. gustavo mello 9b nº 15
    nassif apresenta um texto da The New York Times que fala sobre a importancia da internet para o mundo, q e muito mais importante, e a importancia do jornal no mundo atual, da para se percceber claramente q a internet e muito mais importante q o jornal

    ResponderExcluir
  34. Julia LaColla 9c n17

    Acho que tanto o jornal impresso quanto o da internet tem seus pontos positivos, discordo de que um seja mais eficiente que outro. O jornal impresso tem uma linguagem mais formal, tem o objetivo de informar e expressar a opinião de uma pessoa. Por outro lado, blogs e outros meios de informação via internet tem o objetivo de dar um breve conhecimento sobre o assunto tratado, mas tem como principal objetivo explicitar o ponto de vista de diverssas pessoas sobre o mesmo assunto. As vezes uma pessoa muda de ideia porque viu e concordou com a de outra. Acho que tanto jornais e blogs sua inportância.

    ResponderExcluir
  35. Julia LaColla29/04/2009, 22:19

    Julia LaColla 9c n17

    Caro Nassif, na minha opinião tanto o jornal impresso quanto o na internet tem importância.O jornal impresso tem como maior objetivo informar, com dados e estimativas, no entanto os blogs tem como objetivo informar brevemente e principalmente receber diverssoss comentários, com o objetivo de fazer pessoas criarem suas proprias ideias sobre um determinado assunto. Cada fonte de informação tem seu papel.

    ResponderExcluir
  36. Fernando 9B 1229/04/2009, 22:42

    Com toda essa diversidade de opiniões na internet, é natural acharmos uma fonte de informações com tendências parecidas com as nossas, para assim nos sentirmos a vontade, em casa, sem precisar contestar opiniões contrárias e argumentar para defender a nossa.
    Isso não é exatamente bom, mas é melhor do que termos um ou dois grandes jornais impressos onde tudo o que é escrito neles é aceito como fato incontestável. Isso é manipulação, com a internet pelo menos temos a liberdade de expressão, mesmo que isso implique numa segregação de opiniões.

    ResponderExcluir
  37. Nº28 9ºB

    Eu concordo com Nssif na maioria das coisas, porém discordo de muitas outras também. O mundo globalizado aproxima muito os paises por meio da internet, algumas pessoas descartaram os jornais e revistas e os subtituiram por sites, logs e etc., na internet tem muitas coisas, tanto boas como ruins, tendo verdadeiras como falsas, tanto interessantes como não e de assim em diante, porém, você precisa ter noção: saber quando procurar na internet e quando procuras em livros, revistas e etc. A internet é conveniente na maioria das vewzes, porém existem algumas situações que não.
    Gostei muito do artigo do new york times.

    ResponderExcluir
  38. Carol Simão 9B 06
    Concordo plenamente que os jornais estão perdendo a importância, pois a maioria prefere a internet, tudo isso por causa da globalização. Mas acho que as pessoas não enchergam isso, pelo menos não por sí própria.
    Também concordo quando Nassif diz que nós somos os próprios editores, pois existem sites em que qualquer pessoa pode explicar um assunto, e muitas vezes acabam explicando errado, e as pessoas como preferem internet do que o jornal acabam lendo coisas erradas e se informam incorretamente.

    ResponderExcluir
  39. n28 9a
    eu concordo que a internet e mais usada que o jornal pelas pessoas para obter informacoes principalmente depois da globalizacao , e na minha opiniao , isso acontece porque na internet voce tem mais opcoes , como comparar opinioes de pessoas . mas nem sempre isso e bom , pois muitas vezes vemos opinioes dos outros que estao erradas e mudamos a nossa , por influencia .

    ResponderExcluir
  40. Mahya Thau Baldacci30/04/2009, 08:57

    Bom, eu concordo, que muitas vezes não gostamos de ouvir o que não nos agrada, quando descordam de nós, preferimos não ver, e simplesmente ler outra matéria, o que através da internet é muito mais fácil.
    Apesar de podermos fazer isso com os jornais, e revistas, teriamos muito mais trabalho. Eu concordo com o New York Times. Acho muito interessante esta constatação. Por exemplo se eu pudesse escolher ler apenas um desses artigos, leria o último, do ronan, pois concordo com ele.
    Penso que na internet corremos risco, como a polarização.
    è isso.
    PS:. Cami adorei o novo espaço.

    ResponderExcluir
  41. Luiza Maluf 9B n2330/04/2009, 09:07

    Camila, concordo em partes com o conteúdo do texto de Nassif, antigamente a tendência das pessoas realmente é recorrer ao mesmo ponto de vista. Hoje, os internautas entram no primeiro site que acessam. E através desse site ou blog formam sua opnião, seu ponto de vista e sugestões. Podemos concluir que nossa populaçao foi se transformando com a globalizacao.

    ResponderExcluir
  42. Assim como você, eu também classifico a internet como uma fonte de consulta perigosa, apesar de possuir mais liberdade e diversidade, em relação aos diversos pontos de vista e opiniões sobre determinado assunto, ela possui centenas de matérias falsas, entre outras besteiras, o que engana muitas pessoas que não verificam a fonte de pesquisa.
    Os jornais e revistas possuem informações limitadas, a partir do momento que são os editores quem escolhem as informações a serem passadas para o leitor, porém são informações, na maioria das vezes, bem argumentadas e concretas, com pouquíssimas chances de serem falsas ou erradas, de determinado ponto de vista.
    Eu, particularmente prefiro matérias impressas, documentos concretos, para evitar erros, por isso concordo 100% com Nassif, que alias explica os prós e contras dessa polêmica muito bem nesse post. Gostei muito do blog!

    ResponderExcluir
  43. Renato 9ºA Nº2906/05/2009, 15:35

    Nassif,

    Antes de mais nada queria parabenizá-lo pelo blog.
    Concordo com você no aspecto de que hoje em dia as pessoas vêm lendo muito menos os jornais impressos do que os digitais, acredito que seja pela tão famosa globalização.
    Para mim internet, se usado adequadamente, é como um jornal, porém mais simplificado, mais veloz, mas há um ponto negativo muito das pessoas que pesquisam em sites podem ou pegar informações erradas ou simplesmente copiar e colar sem ao menos ter idéia do que está fazendo.
    Quanto a discussão acho que tanto o jornal impresso como o digital cada um tem o seu ponto positivo, por exemplo, no jornal impresso podemos ver melhor os "dados" já em um blog você tem como objetivo gerar uma discussão e expressar opiniões. E já expressando a minha sou a favor do jornal digital, pois além de conter qualidades que o jornal impresso não tem podemos encontrar os mesmos na internet, ou seja, até mesmo o dono de um jornal impresso também utiliza o recurso do jornal digital.

    ResponderExcluir
  44. Marina HADRICH n 29 9oB
    Nassif, como disseram nos outros comentarios a sima eu tambem concordo que o jornal esta perdendo a importancia por causa da intenret. Na minha opiniao as pessoas tem que ler mais o jornal e confiar um pouco menos na internet, porque apesar de ter noticias reais e certas (na internet) podem tambem conter noticias com informacoes nao muito precisas.

    *ps: desculpe pelo portugues mas meu computador nao tem assentos.

    ResponderExcluir
  45. Camila Buazar -4 9ºA06/05/2009, 19:32

    Nassif,

    Concordo que a internet pode ser um meio perigoso para obter informações. Principalmente para nós, estudantes, que não estando familiarizados com um determinado assunto, acabamos acreditando no site que nos pareça mais fácil de entender, e muitas vezes esse pode conter informações erradas. Já nas revistas e jornais a chance disso acontecer é muito pequena. Eu, particularmente prefiro pesquisar em jornais ou revistas, mas é muito raro encontrar o que nos é pedido.
    Graças a globalização temos acesso a uma diversidade de opiniões para que possamos criar a nossa própria. Agora, se a maioria prefere discutir com pessoas que pensam como elas, isso vai da consciência de cada um.
    Adorei o blog, parabéns .

    ResponderExcluir
  46. Rodrigo 9A 3206/05/2009, 19:53

      Discordo das duas primeiras reportagens, e concordo com a de Ronan.
      Concordo com o Vladimir (que postou no blog do Nassif) que essa visão apocalíptica da internet não existe, porque sempre existiram grandes massas de pessoas com as mesmas opiniões.
      É bem claro que, na internet, pode existir polarização e aglomeramento de pessoas com pensamentos iguais, o que eliminaria a argumentação entre pessoas com diferentes pontos de vista. Mas não acho que isso seja o mais comum: as pessoas costumam aceitar a primeira reportagem que veem, já que buscar por outra é muito difícil. E ainda existe outro tipo de pessoa, aquela que busca uma notícia que se oponha ao seu pensamento e argumenta fluentemente contra ela. Este é o tipo de iniciativa mais rara, mas é a mais legal, e a que faz a discussão fluir melhor em blogs e fóruns.

    ResponderExcluir
  47. Nassif,
    Gostaria de parabeniza-lo por seu blog, e parabenizar nicholas por lançar essa dúvida.
    Concordo que hoje em dia o jornal impresso está sendo menos ultilizado, principalmente pelo fato da globalização, o jornal via internet está sendo muito usado. Algumas pessoas usam o o jornal via internet para "distutir" com sua opinião, comprova-la. Mas, também pode ter muitos erros em sites pesquisados.
    Nº15 Julia Rodrigues

    ResponderExcluir
  48. Acredito que os jornais impressos estão perdendo a importância e que os jornais escritos na internet estão cada vez mais valorizados pela população, pelo fato de que na internet obtemos informações de modo mais rapido, escolhendo apenas aquelas noticias que nos interessam.
    Isso se deve a Globalização que faz que que pessoas de diversas partes do mundo possam interagir e encontrar informações, principalmente na internet.
    Acho que, de maneira geral, as pessoas acabam lendo apenas as primeiras reportagens, não buscando aprofundar sobre o tema que esta sendo procurado, e acabam achando que aquelas opiniões tratadas nessas reportagens estão “certas”, ficando apenas com aquelas opiniões.
    A inernet tem lá suas vantagens e desvantagens…

    ResponderExcluir
  49. Isabel, 14, 9a

    Realmente o jornal esta perdendo a importancia. A internet é cada vez mais usada como fonte de consulta e informacao, porem, ela nao é tao confiavel quanto o jornal. Na internet as pessoas podem escrever o que quiserem e muitas vezes ha informacoes erradas. Por outro lado, no jornal, nao é possivel socializar sua opiniao como em um blog, por exemplo. No blog voce observa varios pontos de vista diferentes, e a partir deles, forma o seu.
    Tanto o jornal quanto a internet tem seus pontos positivos e negativos, porem confio mais no jornal impresso

    ResponderExcluir
  50. Ricardo 9ª-A
    queria comentar que achei o blog muito bem formulado e limpo (claro).
    além disso queria espresar minha opnião.
    acho que a internet, tem como principal fator, o fácil acesso a informação desejada, um ótimo exemplo o google.com, ele é um dos melhores sites de busca do mundo,a internet tambem favorece a argumentação, por exemplo, os blogs.
    prefiro muito mais o jornal digital que o de papel em questão de conteudo, mas ninguem supera a sençação de pegar naão um jornal, dar aquela olhada,muito bom!


    rick

    ResponderExcluir
  51. Vitória Tasca, 9ºA, 3506/05/2009, 20:36

    A internet é um dos principais fatores da globalização. Hoje, as pessoas acham mais prático e eficaz digitar uma pergunta, fazendo com que assim apareçam milhares de respostas, sem o menor esforço.
    Acontece que existem pessoas que não tiram um bom proveito desse recurso, colocando informações erradas/incompletas/falsas na mídia.
    As pessoas precisam parar de confiar em postagens anônimas, algumas pessoas tem certas inseguranças ao pegar informações na internet, mas a maioria das pessoas acredita em qualquer notícia que esteja solta pela mídia.
    Concordo com Nassif quando ele diz que os jornais impressos estão sendo desvalorizados, apesar do fato de eles serem uma fonte extremamente confiável.
    Mas na minha opinião estamos evoluindo cada vez mais, e os jornais impressos não tem mais certa praticidade que encontramos na internet. Por isso, muitos desses jornais criaram sites em que neles podemos ter qualquer notícia já publicada no jornal. Um exemplo é a Folha de S. Paulo. O site Folha Online é uma fonte muito confiável, e através da internet. As pessoas deveriam se situar nessas fontes, se quiserem ter informações precisas e corretas.

    ResponderExcluir
  52. Lucas,
    Concordo com você e acho que, por isso, mesmo, é preciso aprender a usar melhor a ferramenta. Vale a pena ler tudo por cima, não aprofundar tema algum, e ainda só ir atrás dos jornalistas/temas que estão de acordo com as suas próprias opiniões e interesses?
    Penso que nessa bagunça toda, o mais difícil é ter a paciência de encontrar pessoas sérias e consequentes. O Nassif é uma delas. Ele não está colocando a cara a tapa para que concordemos com ele. Faz isso para nos ajudar a pensar.

    ResponderExcluir
  53. Haha! Tá até parecendo que vocês são gente grande que lê jornal impresso todo dia!

    ResponderExcluir
  54. Barbara Abrahao 9A06/05/2009, 21:41

    Em relação a fala de Luis Nassif ao dizer da suposta decadência dos jornais,concordo,mais me indigno com este acontecimento.Pois,creio eu,que terás muito mais emoção ao abrir um jornal fresquinho na padaria do que uma pagina na internet que nem mesmo nos sabemos se são fontes confiáveis,ou ate mesmo existentes.
    Já em relação a procura das pessoas em discutir apenas com colegas que pensam da mesma maneira,sou por inteiro contra.Pois a partir do momento em que não podes defender teus ideais,teus pensamento ,porque então iremos grita-las a todo momento.Quando procuramos pessoas iguais a nos, em relação a gosto e valores, fugimos da diversidade,entrado em oposição com o Fórum Social Mundial,aquele que preserva tanto este rico quesito.Afinal qual seria a graça se todos gostassem do azul e ninguém do rosa?!Alem do que ela é aquela que nos torna mais humano e menos egoísta, a diversidade que nos faz perceber o próximo, é o que nos torna uma sociedade,uma comunidade.

    ResponderExcluir
  55. Julia Torggler 9A 1606/05/2009, 22:04

    Concordo com Nassif que os jornais impressos estão perdendo sua importância , devido à globalização . Mas a maioria das pessoas , em vez de expor suas opiniões e mudá-las com argumentos convincentes , estão reproduzindo a de outras pessoas , muitas vezes a do primeiro site que encontra , sem saber se realmente concorda ou não .
    O mundo está cada vez mais conectado pela internet , televisão etc. , facilitando muito a comunicação entre as pessoas , agora só falta nós sabermos usar estes recursos para resultados positivos

    ResponderExcluir
  56. Julia Torggler 9A 1606/05/2009, 22:04

    Concordo com Nassif que os jornais impressos estão perdendo sua importância , devido à globalização . Mas a maioria das pessoas , em vez de expor suas opiniões e mudá-las com argumentos convincentes , estão reproduzindo a de outras pessoas , muitas vezes a do primeiro site que encontra , sem saber se realmente concorda ou não .
    O mundo está cada vez mais conectado pela internet , televisão etc. , facilitando muito a comunicação entre as pessoas , agora só falta nós sabermos usar estes recursos para resultados positivos

    ResponderExcluir
  57. Mariana Carvalho Nº 24 9A06/05/2009, 22:08

    Com a tecnologia avançada e no mundo da globalização em que vivemos, a informação circula cada vez mais, e mais rápido, principalmente por causa da internet. Os jornais ainda existem, sim, e o autor não os prefere. Eu discordo, eu acho que ambos são bons, mas na internet há muita bobagem que escrevem por aí, e para saber se algo é realmente verdadeiro, é necessário no mínimo três fontes. Prefiro um jornal, como Barbara, porque é mais gosotoso pegar um jornal, senti-lo, tocá-lo do que ficar em frente a uma tela de computador.Porém há determinados momentos em que a internet é mais vantajosa por ser mais rápida e de mais fácil acesso. Gostei de quando ele fala que nós procuramos um eco.
    Acho muito legal procurar pessoas iguais e com ideologias parecidas, mas acho que também é bom aprender com o diferente.

    ResponderExcluir
  58. Ian Meylan 9ºA Nº1306/05/2009, 22:24

    Concordo com o Nassif no fato de nós sermos os próprios editores, pois todos lêem apenas as notícias que os interessam, acho que essa é uma escolha nossa, e que não devemos ser privados disso. Acho que as notícias devem ser enviadas à internet, porque milhões de pessoas no mundo a preferem, do que lêr o jornal. Assim poderemos nos situar melhor sobre nossa situação atual.
    Concordo com o Ronan, no fato de que podemos ter um acesso mais rapido à informação, e podemos comentar sobre alguma notícia com várias pessoas que não conheçemos através de fóruns ou blogs como esse. Como ele falou, muitos de nós que vemos as notícias nos jornais ou na televisão, achamos que todas elas são verdadeiras, e que nem sequer pensamos muito nelas. Temos que refletir e discutir sobre os fatos, se eles são ou não são reais. Para isso as pessoas tem que ter mais seriedade em relação às notícias, primeiro começando a últilizar um vocabulário mais correto.

    ResponderExcluir
  59. Júlia Simchen Zimmermann 9A 1706/05/2009, 23:08

    Concordo quando dizem que os jornais estão perdendo importância e que talvez a internet possa ter este papel de polarizar, aproximar pessoas de pensamentos iguais, massas. Porém acredito que a internet (para quem busca informação) está muito mais ligada ao desenvolvimento da tecnologia, a praticidade e conforto do que a procura por mesmas opiniões. Porque muitas das pessoas que utilizam este meio como informacional acessam conceituados sites de jornais.
    Mas ao mesmo tempo, hoje em dia, podemos claramente perceber que as pessoas que espelham nas outras, não preservando a identidade, descartando e descriminando diferenças. Deixando de ter e demonstrar a sua própria visão (argumentar), porém isso não se limita a internet, portanto os culpados dessa possível pensamento comum somos nós.

    ResponderExcluir
  60. Rodrigo Batah06/05/2009, 23:35

    Nassif,

    Gostei bastante do seu blog, variados temas, mas mesmo assim nao ficou cansativo!
    Concordo que paginas na internet nao sao sempre confiaveis, e por isso, seria bem melhor abrir um bom jornal no café da manha, e ler, ao invés de ligar o computador só para ler as notícias!
    Em relaçao à discussao de assuntos com pessoas iguais à voce, eu discordo.Pois quando voce vai discutir com uma pessoa igual à voce, ela vai ter o mesmo ponto de vista, ou seja, nao vai haver discussao!

    ResponderExcluir
  61. Alessandra Bahi
    O jornal impresso, que realmente está perdendo sua importância é uma fonte de pesquisa e informação confiável, já a internet e sites de busca, nem sempre tem informações verdadeiras. Mas hoje, a internet, realmente esta ganhando mais valor, mas nem todos os jornais irão perder sua importancia, porque como o estadão e a folha online estão se adaptando a essa mudança. Adorei o blog

    ResponderExcluir
  62. Alessandra Bahi, n1, 9a

    Hoje em dia, a informação circula cada vez mais rápido e para mais pessoas. A internet é uma das principais causas disso. Em uma materia online é possivel ver os comentários e opiniões de outros leitores e, portanto, ter acesso a vários pontos de vista diferentes. Por outro lado, matérias com informacoes erradas sao muito comuns na internet entao temos que utilizar esse recurso com atencao.
    Já o jornal impresso é uma fonte confiável e, infelizmente, cada vez menos utilizada. Na minha opiniao, o “lado ruim” do jornal é não termos acesso a tantos pontos de vista como na internet.
    Os dois tem pontos positivos e negativos, mas nao posso negar que, como dito antes, a sensacão de pegar o jornal é muito melhor do que simplesmente abrir uma página na internet

    ResponderExcluir
  63. Eu concordo com o Nassif que o jornal vem perdendo a importancia,e para mim isso e sem duvida causado pela globalização.
    Eu também penso que as pessoas vem buscando cada vez mais assuntos apenas de seus interesses.
    Mas na minha opiniao dependendo onde voce pesquisa o jornal nao e tao mais seguro do que a internet afinal os dois cometem varios erros frequentemente,sendo que na internet qualquer um pode publicar oque quiser deixando-a com muitos conteudos totalmete absurdos.
    E assim como a Alessandra disse na internet se tem mais pontos de vista.

    desculpe a falta de acento de algumas palavras

    ResponderExcluir
  64. Fê Nahas - 9A07/05/2009, 22:58

    Realmente a Internet está substituindo o jornal e as revistas na nossa leitura diária. E o que atrai nela é o fato de o leitor ter a oportunidade, ao contrário do jornal, de ter um espaço para expressar as suas ideias, para concordar ou discordar daquilo que lê.
    Infelizmente, muitas vezes, a Internet é mal usada, pois o internauta fica nos primeiros sites ou busca opiniões idênticas às suas, ignorando posições contrárias. É uma situação bastante cômoda, pois não divergimos, não lemos opiniões contrárias à nossa e, assim, não temos a oportunidade de debater, de argumentar, o que nos enriqueceria. E, como você mesmo diz, acabamos participando de uma comunidade fechada.
    O “Eu Diário” é uma ideia muito boa, pois é um caminho para as pessoas postarem as suas opiniões, criando assim uma variedade bastante rica de argumentos e dando oportunidade para a discussão, a troca de pensamentos a respeito de um mesmo tema. É o enriquecimento cultural.

    ResponderExcluir
  65. Nicolau nº 31 9ºB21/05/2009, 14:58

    Estamos ficando sedentários, paramos de ler jornal para ficarmos na internet, de usar o telefone para ficar no "MSN". Cada vez mais as pessoas se utilizam mais e mais da internet. A informação gira muito mais rápido, principalmente através da internet. Isso por causa da globalização. Porém, com a internet, a gente corre muitos riscos.
    Os jornais irão perdendo as suas forças ao tempo, alguns mais e outros menos.

    ResponderExcluir
  66. louis ferraz 9A n1922/05/2009, 15:15

    Graças a evoluções tecnologicas o jornal foi trocado pela internet, pois as pessoas queriam as informações muito rapido afinal o jornal precisa esperar um outro dia para que ele chegue, ao invez de le-los no ato pela tal curiosidade da noticia. Além disso as pessoas escolhem mais o que desejam estár a pá.
    Eu acho que os josnais não merecem essa tal desvalorização pois eles são o espirito jornalistico. Apesar disso eu acho que o jornal vai morrer pois o uso da internet hoje em dia está demasiado!

    ResponderExcluir