quarta-feira, 17 de junho de 2009

Elaborando um post

O termo post vem do verbo inglês to post que significa publicar uma informação. No caso do blogs, o post normalmente exige ação do leitor, suscitando algum tipo de debate ou interação, já que os comentários são, ao lado dos posts, a"alma" do blog.
Eles devem ter sempre links que direcionem o leitor a algum outro site ou blog, de maneira que vocês não precisam ficar explicando muito o que já foi explicado e disponibilizado por outros na rede. Imagino que não seja esse o caso do nosso artigo de opinião, mas vale para alguma outra postagem que vocês venham a fazer.
As imagens, vídeos ou sons podem ser produzidos pelos próprios autores do post. É bem fácil inserir imagens no post. Mas, no caso dos vídeos, é preciso abrir uma conta no YouTube, fazer o upload do vídeo para a rede, e, em seguida, "puxar" a informação do YouTube para o blog. Basta você encaminhar pelo arquivo Word o link do vídeo. Até onde eu sei (e é muito pouco, vocês me ajudem, please!) não é possível adicionar arquivos de áudio no blog, a não ser que ele venha vinculado a um vídeo.
Os vídeos e imagens também podem ser simplesmente capturadas na rede, como fiz com o vídeo do Robertão ou com a imagem do livro do Dostotiévski. Mais uma vez, é só copiar o link. Caso a imagem não esteja disponível na web, basta inseri-la em seu arquivo Word.
O post de vocês, portanto, deve possuir links, deve promover o debate e pode (ou não) possuir imagens, vídeos e áudio. É óbvio que, muitas vezes, as imagens, vídeos e sons tornam a leitura muito mais interessante e instigante. Vale a pena tentar inseri-los.
Lembrem-se que os links com as imagens ou vídeos ou as imagens que vocês capturaram durante nosso Estudo do Meio devem ser colocadas no texto exatamente no momento em que vocês desejam que elas apareçam na postagem.

Agora é com vocês! Vamos ver no que dá!

2 comentários:

  1. Fê Nahas - 9A17/06/2009, 19:19

    Cami,

    Quando você vai dar o tema do post?
    Estou ansiosa para criar o meu!

    Beijos Fê

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica, Camila!

    Vamos nos falando.

    ResponderExcluir